sábado, 4 de janeiro de 2014

Goleiro fora de forma é risco para o Brasil


Na Copa de 2010, na Era Dunga, o goleiro Julio César teve uma atuação bisonha, inclusive por ter sido escalado fora de condições físicas ideais, chegando mesmo a utilizar uma estranha armadura para sustentar sua coluna. Agora, com a proximidade da Copa do Mundo, o goleiro há nove meses amargando a reserva no modestissimo time do Queens Park Rangers, da segunda divisão do Campeonato Inglês, é o único com vaga e posto de titular anunciado prematuramente pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

Neste sábado, o arqueiro voltará ao gol de seu timeco, não por méritos, pois sequer era relacionado pelo técnico, mas por motivo de contusão do titular. Em 2010, o técnico Dunga, além de Julio César (então da Inter da Itália), convocou Doni, do Roma e mais Gomes, do Tottenhan, deixando de lado ótimos goleiros em atuação no país.

Dessa vez, o técnico Scolari manteve Julio César como titular absoluto da seleção, deixando de testar de maneira mais efetiva os reservas Jefferson (Botafogo), Diego Cavalieri (Fluminense) e Vitor (Atlético Mineiro), que em uma eventualidade poderão atuar como titular na Copa deste ano.

O endeusamento de atletas que atuam no exterior, em detrimento dos jogadores de equipes do futebol nacional com potencial idêntico ou mesmo superior a de alguns convocados poderá custar caro ao Brasil na Copa do Mundo no próximo mês de junho.

Contudo, é na posição de goleiro que começa a principal preocupação dos brasileiros. Mesmo que ganhe o posto de titular do time do Parque (Park Rangers), nosso simpático Julio César não estará no mesmo nível de competitividade dos goleiros reservas, modestamente colocados como coadjuvante que deixou a desejar na última Copa sob o comando de Dunga.

Entre a possibilidade de retornar ao futebol brasileiro, entrando em ritmo de competição verdadeira, mesmo com a inevitável redução salarial que a transferência ocorreria, o "goleirão" preferiu continuar no exterior, mesmo que fosse para "brincar" na equipe do Parque, na qual sequer é titular.

Ao afirmar que Julio César era o único convocado por antecipação, o técnico Scolari pode ter trocado os pés pelas mãos. Resta saber se as mãos terão a segurança necessária para fechar o gol do Brasil. Um erro cometido em 2010 que pode nos custar caro.

Fogão quer reforços para Libertadores

De volta a Copa Libertadores, depois de 17 anos, o Botafogo promete brilhar na competição. Mas para que tal fato se transforme em realidade, o fortalecimento do elenco é fundamental. Até agora, os reforços obtidos não são suficientes. A estreia será no Maracanã contra o Deportivo Quito. Por isso, o Fogão corre para efetuar as contratações de Rodrigo Souto, Willian José e Mario Bolatti, mantendo conversações também para a aquisição de Neilton.
Muitos torcedores podem estar perguntando: "famosos Quem? - Contudo na dura realidade do futebol brasileiro, as equipes continuam dependendo de um veterano maestro para orientar os mais novos. Neste caso, o Botafogo tem a sorte de ter como maestro Clarence Seedorf.


Mengo sem Elias e sem Feijão

Está difícil arrancar Elias do Sporting. O dinheiro pedido pelo clube português parece não ser para o bico do Flamengo e até mesmo a modesta contratação do baiano Feijão está fazendo água. Por enquanto, a grande façanha rubro-negra foi a contratação do meia Emerson (que já atuou na Gávea anteriormente) e a renovação do contrato do veterano Léo Moura.
No mais, é torcer que na Copinha da Cidade de São Paulo surja algum novo salvador da pátria que possa ser galgado ao time titular. Só que não pode ser um novo Negueba ou o falso Zico, Adrian.


Vascão quer alegrar torcedor 

Nada como um rebaixamento após um outro. Com a queda para a segunda divisão, finalmente, as coisas começam a acontecer em São Januário tendo em vista a formação de uma equipe competitiva. A grande contratação foi a do goleirão uruguaio Martín Silva e em segundo grau,  o atacante paraguaio Aranda. A barca que mandou embora um montão de zagueiros ineficientes também representa um ótimo reforço para 2014.

Flu quer Conca como salvador da pátria

No ano passado, entre outros, o Fluminense teve perdas pontuais importantes como as de Thiago Neves, Wellington Nem e Deco e em menor grau o cabeça de área Edinho. Para este ano, a única novidade é a contratação a peso de outro do meia Conca. E pelo visto, o Fluzão está certo que isso é o bastante.



Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top