O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta segunda-feira, 16, a Portuguesa pela escalação irregular do meia Héverton contra o Grêmio, bem como o Flamengo, por ter utilizado André Santos na partida contra o Cruzeiro. A condenação da equipe paulista poderá implicar no seu rebaixamento para a segunda divisão em 2014, beneficiando o Fluminense, enquanto que o Flamengo, mesmo com a perda de pontos terá menos lesões, não chegando a cair.
Em ambos os casos, os argumentos dos clubes são as de equívocos na interpretação da lei ou no caso da Portuguesa por erro de comunicação com o advogado do clube, por sinal demitido por causa do equívoco. A tese da defesa é a de que não houve má-fé na escalação dos atletas e que as mesmas não influenciaram nos resultados. Héverton, por exemplo, só entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo.
Dois argumentos pesarão no julgamento: não houve intenção dos clubes em burlar a lei e a outra hipótese que funciona na base da "lei é dura, mas é a lei" (dura lex sed lex).
No bagunçado futebol brasileiro, com seus intrincados regulamentos e leis, uma coisa é certa: em 2014 antes de tentar reforçar suas equipes com craques, os clubes devem reforçar seus Departamentos Jurídicos, afinal de contas, cada vez mais, eles serão decisivos para a classificação no campeonato.
Portuguesa pode ir à lonaSerá às 17 horas desta segunda-feira, 16, o julgamento da Portuguesa, indiciada pela escalação do meia Héverton irregularmente contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão. Se for concretizada a perda de pontos, a Lusa perderá pontos e o Fluminense voltará a elite do futebol brasileiro em 2014. O Flamengo terá o julgamento pela escalação irregular de André Santos contra o Cruzeiro, mas não corre risco de rebaixamento (a não ser que a Portuguesa seja abssolvida e o Mengo condenado).
Fluminense na espera
Com a contratação de Conca confirmada, o Fluzão espera o julgamento da Portuguesa para definir seus rumos em 2014. O esquema para a séria B será um e o da continuação na série A implicará em novas contratações de impacto e possivelmente a saída do técnico Dorival Júnior. Pode ser que Renato Gaúcho pinte no Flu.
Grêmio pode despachar Renato
O Grêmio não chegou ainda a um acerto financeiro com Renato Gaúcho, com isso aumentam as possibilidades de Enderson Moreira assumir o comando da equipe em 2014.
Arena Manaus corre perigo
O Ministério Público do Trabalho pediu a interdição das obras da Arena da Amazônia, tendo em vista a morte de um operário na madrugada de sábado, no local. Como há implicações políticas, dificilmente, o pedido será acatado e o estádio de Manaus será mantido para a Copa do Mundo de 2014.
Pancadaria argentina
Terminou em conflito entre torcedores a disputa do título de campeão da Argentina, conquistado pelo San Lorenzo após o empate em 0 a 0 com o Vélez Sarsfield.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário