terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fla na base do Feijão com Arroz

Comente aqui!
Está muito difícil a continuação do volante Elias no Flamengo, para a temporada de 2014, em virtude das exigências do Porto, detentor do passe do jogador. Destaque no meio-campo rubro-negro em 2013 a contratação de Elias é a grande expectativa dos torcedores. Contudo, para prevenir a possível perda, o Mengo vem efetuando suas primeiras contratações. Depois do retorno de Everton à Gávea, a tentativa é o volante Feijão, mas o Bahia faz jogo duro para liberar o atleta. Por enquanto, o Mengo está na base do Feijão com Arroz.

Botafogo perde o seu Elias

O Resende não vai manter o empréstimo do atacante Elias com o Botafogo. O clube prefere despachá-lo para o futebol chinês. Com isso, o Fogão luta agora para contratar Neilton e William José,  do Santos.

Flu e o gorducho difícil

O atacante Walter deu uma meia esnobada no Fluzão, alegando que sua preferência é o Sport do Recife do qual é torcedor desde criancinha. A novela continua.

Schumacher na corrida pela vida

O ex-piloto alemão Michael Schumacher foi submetido a uma segunda cirurgia e as últimas informações é a de que apresenta uma ligeira melhora em seu estado geral de saúde. A torcida pela vida do campeão é grande por parte de todos.

Anderson Silva espera alta

Continua a expectativa do lutador Anderson Silva em receber alta do hospital. O Spider não vê a hora de começar a sua recuperação ao lado da família. O importante é pensar agora na saúde e só depois nos rumos no UFC.

Brasil Exportador

Mais um destaque do Brasileiro está indo embora. O São Paulo não conseguiu segurar o atacante Aloísio que está de malas prontas para a China.

Estaleiro Brasil

No verdadeiro estaleiro que virou o futebol brasileiro, como ponto de recuperação de jogadores machucados e outros tidos como ultrapassados pelo exterior, quem está de volta é o atacante França, devendo pintar no Palmeiras.

Leia mais...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SeleFlu quer Walter para dupla com Fred

Comente aqui!
Um ataque de peso para matar de inveja os torcedores adversários está nos planos do Fluminense para 2014. O artilheiro Fred poderá ter o peso pesado Walter, do Goiás, como companheiro na equipe tricolor. As negociações deverão ser concretizadas com o Porto, detentor do passe do atleta. A camisa do Fluminense é vista como caminho certo para a maior valorização de Walter e se a dupla com Fred explodir ficará viável até mesmo o sonho com a amarelinha da Seleção Brasileira.

Caso se concretize a contratação de Walter, uma das cobranças do Fluminense será a de que o atleta passe a ter um maior controle de sua parte física. Deverá ser feito um trabalho psicológico de convencimento do artilheiro do Goiás, mostrando que seu rendimento tenderá a ser ainda mais elevado caso consiga atuar com um peso um pouco menor.

Enquanto isso, o Goiás continua se esforçando para manter o seu craque, assediado por várias equipes. Uma delas é o Sport do Recife que vê como certa a aquisição do peso pesado. O retorno para o Porto também não está descartado.


Leia mais...

Futebol brasileiro é estaleiro para estrangeiros

Comente aqui!
Além de ser mero exportador de jovens talentos, que, devido a falta de estrutura interna dos clubes não consegue manter, embora o país seja a sétima economia do mundo, o futebol brasileiro, nos últimos tempos, vem servindo também de estaleiro para recuperação de atletas de clubes estrangeiros. Depois de recuperados eles voltam valorizados aos clubes de origem, que passam a exigir alto valor pela liberação do passe dos jogadores.

Dois exemplos dessa situação são o artilheiro Walter que poderá retornar ao Porto, caso não consiga ser adquirido pelo Goiás, no qual brilhou em 2013, ou pelo Botafogo e Palmeiras que desejam adquirir seu passe. Também Elias, meio campo recuperado pelo Flamengo, tem a sua volta exigida pelo Porto, caso o Mengão não queira coçar o bolso. Até o São Paulo - outro estaleiro do futebol brasileiro - tem de se movimentar para ficar com Welliton, emprestado pelo Spartak de Moscou.

Vasco quer Sueliton

Além de despachar Fagner e Nei, o Vasco quer para a lateral-direita o jogador Sueliton do Criciúma. Aos pouquinhos a equipe da Colina vai montando o seu elenco para 2014, prometendo retornar à elite do futebol brasileiro.

Botafogo tenta Elias

O Botafogo está fazendo das tripas corações para segurar seu atacante Elias. Acontece que o futebol chinês está de olho no atleta. Se perder a parada, o Fogão vai tentar o uruguaio Forlán.

Renato estuda reforços

Prestigiado pela Unimed, que venceu a luta de braços com dirigentes tricolores (obedece quem tem juízo), o técnico Renato Gaúcho já está estudando nomes para reforçar a equipe do Fluminense em 2014. A reformulação da zaga é a meta principal.

Bruxa solta

A bruxa anda solta no mundo esportivo. Depois do grave acidente com o brasileiro Anderson Silva, na disputa do título mundial do UFC, o ex-piloto alemão Michael Schumacher,  sete vezes campeão mundial de F-1, está em estado crítico após sofrer um acidente ao esquiar nos Alpes. Já o tetracampeão mundial de luta livre, o russo Besik Kudukhov, de 27 anos, morreu em acidente de carro na madrugada de sábado para domingo. Quanto a Anderson já foi submetido a cirurgia e a sua recuperação deverá durar cerca de seis meses. O retorno ao esporte, no entanto, ainda é uma incógnita.


David Luiz e cia

Anda cada vez mais tenso o relacionamento do zagueiro da seleção Brasileira David Luiz com o técnico do Chelsea, o português Mourinho. A entrevista do brasileiro, depois de expulso na vitória do Chelsea por 2 a 1 sobre o Liverpool acabou sendo interrompida pelo treinador que não gostou do comportamento do zagueiro. Uma outra versão, no entanto, dá conta de que o técnico estaria apenas brincando com o zagueiro, alegando ter ele forçado o recebimento de um cartão para ficar fora do próximo compromisso.
Além do goleiro Julio Cesar que atua por uma equipe da segunda divisão do futebol inglês, sem maiores exigências em termos de competitividade, o zagueiro David Luiz, muitas vezes colocado na reserva, mas espera-se que a situação comece a ser revertida de vez, pois caso contrário poderá ter seu rendimento comprometido para a Copa. Este é um período que os craques precisam se resguardar. O ex-corinthiano Paulinho, por exemplo, depois de cumprir suspensão, acabou se contundindo no retorno ao Tottenham, no domingo.


São Silvestre

 O queniano Edwin Kipsang promete vencer novamente a Corrida de São Silvestre, nesta terça-feira, dia 31, em São Paulo.

Leia mais...

domingo, 29 de dezembro de 2013

Brasileiro e os pernas de pau do Rio

Comente aqui!
Como diz a frase célebre, nos esportes o importante não é vencer e sim competir. Por isso, no Campeonato Brasileiro, os clubes do Rio também tiveram atletas que foram dignos de formar na seleção dos pernas de pau, pois, registraram desempenho abaixo do esperado. Fase ruim é algo que qualquer um pode atravessar e ter o nome na seleção pode ser algo apenas momentâneo, pois, como na vida, nada como um dia depois do outro e em 2014 todos eles terão condições plenas de se recuperar. Eis a seleção:

Goleiro - Alessandro (Vasco ) - com os seus demais companheiros de posição, contribuíram muito para o fracasso da equipe. Talvez, por terem uma grande responsabilidade pela frente, não tiveram a tranquilidade necessária para enfrentar o desafio. Para 2014, o Vasco foi buscar fora um atleta para a posição.

Laterais - Fagner (Vasco) - antes de ir para o exterior, ele era inclusive cotado para ter uma oportunidade na Seleção Brasileira. Contudo, os anos passados fora parece que contribuíram para a vertiginosa queda de rendimento. O Fagner que retornou ao Vasco deixou muito a desejar na posição.

Na lateral-esquerda Yotún (Vasco), da seleção peruana, foi um grande fiasco atuando pelo Vasco da Gama, deixando a equipe vulnerável em uma posição de grande importância no futebol atual. Com atuações sofríveis, certamente, foi um dos que contribuíram muito para a queda da equipe para a segunda divisão.

Zagueiros - Outro jogador do Vasco integra a seleção dos pernas de pau das equipes do Rio, em 2013. Trata-se do zagueiro Cris, que pela experiência, inclusive, internacional era tido como esperança para suprir a ausência de Dedé vendido para o Cruzeiro. Visivelmente fora de forma, Cris em momento algum encontrou o seu futebol, comprometendo muito o desempenho da zaga vascaína.

Leandro Eusébio (Fluminense) é um zagueiro pesado. Esteve muito tempo contundido e talvez, por isso, não conseguiu adquirir a sua melhor forma. No Brasileiro teve várias atuações bisonhas, fazendo da zaga tricolor uma das mais fracas do campeonato. Para 2014, com o susto do rebaixamento, será preciso melhorar muito.

Meio campo - Edinho (Fluminense) mostrou toda a sua limitação, quando a equipe mas dependeu do seu futebol. Com a aposentadoria do meia Deco, os tricolores tiveram o meio-campo totalmente comprometido em termos de qualidade. A queda começou com a saída de Conca. Na condição de volante esperava-se um pouco mais de qualidade por parte do volante Edinho, o que não ocorreu. Mas, ele tem prestígio com o ex-técnico Abel que recomendou, de imediato, a sua contratação pelo Internacional.  Pode ser que por lá reencontre o seu futebol.

Val (Flamengo) surgiu como solução para compor o elenco do Flamengo, com reforços obtidos em equipes de porte médio de São Paulo. Contudo, seu futebol não apareceu e ao contrário disso, Paulinho que veio nas negociações como refugo é quem acabou brilhando. São coisas que acontecem. No passado, o Flamengo contratou Cardosinho, do Guarani, para ser o craque do meio de campo, mas quem acabou brilhando foi o motorzinho Liminha. É a tal história de se comprar gato por lebre. Val foi uma verdadeira decepção.

Carlos Eduardo (Flamengo) é o exemplo típico da Casa de Reabilitação Flamengo S.A. No passado, ela tentou reabilitar o gorducho Ronaldo Fenômeno, que, quando perdeu uns quilinhos, acabou deixando o Mengo na mão, preferindo o Corinthians. O mesmo ocorreu com o controvertido Adriano, que no entanto, chegou a brilhar em vários momentos. Quanto a Carlos Eduardo é um jogador que nunca entra em forma, comprometendo o desempenho da equipe e por ser um atleta muito caro parece ter escalação obrigatória por parte do técnico. Há quem diga que o Flamengo vai continuar apostando nele para 2014.

Atacantes - Rafinha (Flamengo) fez algumas partidas, parecendo ser a nova sensação do futebol brasileiro. Em uma delas chegou a descadeirar o zagueiro Dedé. Depois como o famoso comprimido seu futebol foi sumindo, sumindo e sumiu. Totalmente improdutivo nas vezes em que entra em campo não conseguindo se firmar na equipe.

Tenório (Vasco) é o exemplo clássico que nem todo jogador estrangeiro está apto a participar do futebol brasileiro. O equatoriano chegou com fama de matador e por pouco não matou do coração muitos torcedores. Grande parte de seu contrato - termina em 31 de dezembro - foi cumprido no Departamento Médico vascaíno. Agora na saída revelou o motivo principal de sua doença crônica: atraso no pagamento.

Marcelo Moreno (Flamengo) - O cabeludo atacante chegou a Mengo com fama de pop star. Com passagem pelo Cruzeiro e depois fracassando no Grêmio foi uma das mais importantes contratações para 2013. A cada partida, muitos gols perdidos e movimentações improdutivas no gramado. A salvação da lavoura foi a convocação para a seleção da Bolívia, dando oportunidade do "patinho feio" Ernane Brocador mostrar suas qualidades de goleador. Moreno passou pelo Flamengo como mais um enganador que chega à Gávea com status de craque.


Leia mais...

sábado, 28 de dezembro de 2013

Mengo quase escorrega no tapetão

Comente aqui!
Adequar o seu Departamento Jurídico à linha de atuação dos tribunais de Justiça Desportiva deverá ser o primeiro passo do Flamengo para o ano de 2014. Por muito pouco, o clube não caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro por ter utilizado o lateral André Santos na partida contra o Cruzeiro, com o aval de seus advogados.

Se a Portuguesa não cometesse o mesmo erro, ao escalar um atleta de forma irregular, o Mengão com a perda de quatro pontos estaria rebaixado no campeonato. Na sexta-feira, 27 de dezembro, o recurso do Flamengo não foi aceito pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mostrando a necessidade de maior sintonia do Departamento Jurídico do clube com a forma de interpretação da lei pelos membros dos tribunais desportivos.

Fora do tapetão, no qual quase escorregou, caindo para a segunda divisão, o Mengão concretizou sua primeira grande contratação para 2014. Trata-se do meia Everton, que este ano atuou pelo Atlético Paranaense, mas que já teve passagem pelo Mengão, em 2009, na equipe campeã do Brasileirão. O contrato terá a duração de quatro anos. Agora, a meta do rubro-negro é a contratação do lateral Leo, que também vestiu a camisa do Atlético-PR, mas com passe pertencente ao Vitória da Bahia.

Vascão quer o cabeludo Cortez

Ex-destaque na lateral do Botafogo, mas sem ter se firmado no São Paulo, e estando na reserva do Benfica, atualmente, Bruno Cortez é o novo sonho de consumo do Vasco da Gama, em sua meta de formar uma equipe mais competitiva para 2014, quando pretende retornar a série A do Campeonato Brasileiro. O primeiro reforço foi para o gol, com a aquisição do goleiro Martin Silva.

Renato começa a montar o Fluzão

Embora assumindo o comando da equipe no retorno das férias, no próximo dia 8, o técnico Renato Gaúcho pediu a contratação de cinco atletas para oxigenar o elenco do Fluminense para 2014. Além de um zagueiro, o técnico também quer alguém talentoso para o meio de campo para atuar ao lado de Conca, repatriado do futebol chinês. É pensamento também de se ter um atacante que possa substituir o artilheiro Fred com qualidade.

Fogão quer formar sua seleção

O Botafogo não acredita que perderá Seedorf em 2014 para o Milan (a equipe italiana deseja tê-lo como técnico) e por isso, já pensa na formação da SeleFogo, com a contratação do uruguaio Forlan. Além disso, com a meta de mesclar experiência com talentos jovens, o Fogão foi buscar na Holanda a dupla de laterais gêmeos -  Alex e Anderson, de 21 anos de idade - que estavam no Vitesse e ficarão no clube até o fim de 2014 por empréstimo.

Leia mais...

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Flu dá nova goleada no tapetão

Comente aqui!
Não basta ser bom no campo. É preciso também respeitar o regulamento das competições e por isso, o Fluminense está de volta a série A do Campeonato Brasileiro, fazendo jus ao seu Hino que destaca o fascínio pela disciplina e que quem espera sempre alcança. Na área futebolística a palavra final é do STJD que garantiu a vitória tricolor, mantendo o rebaixamento da Portuguesa e a perda de pontos do Flamengo. O resto é chororô...


Hino do Fluminense(Lamartine Babo)
Sou tricolor de coração.
Sou do clube tantas vezes campeão.
Fascina pela sua disciplina,
O fluminense me domina.
Eu tenho amor ao tricolor!

Salve o querido pavilhão,
Das três cores que traduzem tradição:
A paz, a esperança e o vigor.
Unido e forte pelo esporte,
Eu sou é tricolor!

Vence o fluminense
Com o verde da esperança,
Pois quem espera sempre alcança.
Clube que orgulha o Brasil,
Retumbante de glórias e vitórias mil!

Sou tricolor de coração.
Sou do clube tantas vezes campeão.
Fascina pela sua disciplina,
O Fluminense me domina.
Eu tenho amor ao tricolor!

Salve o querido pavilhão,
Das três cores que traduzem tradição:
A paz, a esperança e o vigor.
Unido e forte pelo esporte,
Eu sou é tricolor!

Vence o Fluminense
Com sangue do encarnado,
Com amor e com vigor.
Faz a torcida querida
Vibrar com a emoção do tricampeão!

Vence o Fluminense,
Usando a fidalguia.
Branco é paz e harmonia.
Brilha com o sol da manhã,
Qual luz de um refletor.
Salve o tricolor!!!

Leia mais...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Mengão busca reforço no Atlético Paranaense

Comente aqui!
Dois  jogadores do Atlético Paranaense estão nos planos do Flamengo para a temporada de 2014. Um deles é o meia Everton, que já atuou no Mengo, em 2009, na equipe que se sagrou campeã do Brasileiro. O atleta pertence ao Tigres, do México, sendo a preferência de negociação com a equipe paranaense, que, no entanto, não se manifestou a respeito, abrindo campo para o Flamengo.

Outro jogador do furacão nos planos do Mengo é o lateral direito Léo, emprestado pelo Vitória, que viria para a Gávea para ser reserva de Leonardo Moura, mas com grandes possibilidades de atuação frequentes, pois a meta é a de se diminuir, sensivelmente, o número de partidas que serão disputadas em 2014 pelo ídolo rubro-negro.

Leia mais...

Milan quer tirar Seedorf do Fogão

Comente aqui!
Ponto de equilíbrio da equipe do Botafogo, conseguindo levar o time aos primeiros lugares do Brasileiro, sem contar a conquista do campeonato estadual, o holandês Clarence Seedorf está sendo cobiçado pelo Milan, não para atuar como jogador, mas com o objetivo de estrear como técnico no comando da equipe italiana na temporada europeia 2014/2015. Os italianos consideram que Seedorf, além de ser um maestro em campo tem toda a característica de um bom técnico, entre as quais a de saber comandar.

A situação é complicada para o Botafogo, pois o contrato de Seedorf termina em junho e o atleta é considerado imprescindível para as pretensões do clube na Libertadores, que, em virtude da Copa do Mundo, vai esticar até 13 de agosto.

A estreia do holandês como técnico do Milan ocorreria a partir do segundo semestre e há informações de que ele já teria firmado um acordo com o clube italiano neste sentido.

Leia mais...

Se a canoa não virar, Flu na série A

Comente aqui!
Pentacampeão do mundo e próximo de promover a Copa do Mundo de 2014, o futebol brasileiro ocupa um péssimo lugar em termos de organização de seus campeonatos. Agora mesmo, o Campeonato Brasileiro - o mais importante do país - está com o seu desfecho dependendo de julgamento do Superior Tribunal de  Justiça Desportiva, nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 11 horas, no Rio de Janeiro, quando julgará os recursos referentes à última rodada do campeonato. A decisão do STJD pode implicar na manutenção da Portuguesa na série A com o rebaixamento do Fluminense. Flamengo e Vasco também podem ser envolvidos pela decisão. Se a canoa não virar, o Flu continuará na série A.

No futebol do tapetão, o STJD julgará o pedido do Vasco de anulação de sua derrota por 5 a 1 para o Atlético Paranaense, alegando que a partida foi disputada em clima de total falta de segurança na Arena Joinville. O argumento do Vasco é que a paralisação por mais de uma hora da partida, prejudicou o rendimento de sua equipe.

Depois haverá o julgamento do processo referente à perda de quatro pontos pela Portuguesa em virtude da escalação irregular do meia Héverton, permitindo, com isso, que o Fluminense rebaixado pelos resultados de campo, retornasse à série A do Brasileiro.

Outro recurso que será julgado é o do Flamengo, que também perdeu quatro pontos,  por ter escalado o lateral André Santos na partida contra o Cruzeiro. O Mengão corre risco de rebaixamento caso a Portuguesa reconquiste seus pontos e o clube da Gávea tenha mantida a sua punição.

Até o campeão disparado Cruzeiro vai brincar no tapetão. A equipe mineira apresentou recurso por conta de escalação irregular do goleiro Elisson em jogo contra o Vasco, quando foi punido com a multa de R$ 10 mil, mas sem a perda dos pontos.




 
Renato Gaúcho comanda o Fluzão


Prevaleceu a força do patrocinador e com isso, Renato Gaúcho está confirmado como o novo técnico do Fluminense para a temporada de 2014. Alguns dirigentes queriam a contratação de Nei Franco e até Tite andou sendo sondado. Esta será a  sexta vez que Renato comandará o tricolor.
 

Leia mais...

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Flamengo quer sombra para o Brocador

Comente aqui!

Sem renovar o contrato com Marcelo Moreno, o Flamengo está a procura de uma "sombra" para o artilheiro Hernane Brocador. O mais cotado da lista é o atacante Lima, do Benfica. A diretoria do Fla também pretende fazer alguma pescagem no mercado sul-americano, a fim de reforçar a equipe para a disputa da Copa Libertadores. No mercado interno, o nome de Feijão, meia do Bahia, é o mais cotado.

Vascão quer fechar o gol

Há quem diga que pelo menos 12 pontos, no mínimo, seriam garantido ao Vasco no Campeonato Brasileiro se não houvesse a péssima atuação de seus goleiros. Por isso, para 2014 a ordem é fechar o gol e a contratação do uruguaio Martín Silva pode ser o começo da reação vascaína, com a meta de voltar à elite do futebol brasileiro.


Batalha tricolor pelo novo técnico

O patrocinador - Unimed - quer Renato Gaúcho como técnico, mas o presidente do Fluminense, Peter Siemsem, recebe pressão de setores do clube para fazer outra escolha. Adivinha quem vai vencer a batalha? Tite foi sondado mas recusou o convite.

Fogão começa temporada no Rio

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio estão prejudicando os planos do Botafogo de fazer uma boa pré-temporada em Saquarema, região dos Lagos. Por isso, inicialmente, no retorno em janeiro, o Fogão deverá se fixar no Rio.


Grêmio prepara a defesa



O Grêmio contratou o zagueiro Pedro Geromel, 28 anos, preparando seu sistema defensivo para as competições de 2014.

Inter contrata no atacado

Para não ficar atrás do rival Grêmio, o Internacional contrata de atacado. Os reforços devem ser o goleiro Dida, Wellington Paulista, Paulão e Ernando.

Diego diz não ao Santos

O volante Diego disse não ao Santos, clube que o lançou no futebol, preferindo continuar no Wolfsburg. Como normalmente ocorre só deve retornar quando estiver velhinho.

Timão de olho em Tardeli

O Corinthians está de olho no atleticano Diego Tardeli para a temporada de 2014.

 Passarella no xilindró

O ex-zagueiro Daniel Passarella teve prisão preventiva decretada sob acusação de atuar em um esquema de tráfico de ingressos na Argentina.

Leia mais...

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Brasil precisa de política para salvar futebol

Comente aqui!

O Brasil tem sido ao longo dos últimos anos um dos maiores exportadores de mão de obra no mercado do futebol mundial. Desde os grandes centros até os mais modestos a presença de jogadores brasileiros se faz presente. Este importante mercado exportador, no entanto, vem gerando um grave problema interno que ainda não despertou a atenção do governo e dos próprios clubes: a qualidade do futebol disputado internamente no país está a cada ano pior.

O fiasco do Atlético Mineiro, no Mundial de Clubes, é exemplo clássico da falta de qualidade dos clubes brasileiros, demonstrada de forma fragrante há alguns anos, quando o Santos - um ícone do futebol mundial, devido a figura de Edson Arantes do Nascimento, Pelé e cia - foi derrotado de forma vergonhosa pelo Barcelona por 8 a 0.

Já é comum muitas crianças no Brasil serem torcedoras do Barcelona ou equipes estrangeiras, como o Bayern, em detrimento de equipes nacionais, o mesmo ocorrendo com alguns jovens.

A própria seleção Brasileira que disputará o Mundial de 2014 demonstra a pouca importância do futebol praticado internamente, sendo reduzido o número de atletas que atuam em equipes nacionais, no grupo do técnico Felipão. A esmagadora maioria atua em equipes estrangeiras.


Futebol do bagaço da laranja
Há anos que o futebol brasileiro se acostumou a trazer de volta para o país o chamado bagaço da laranja. Ou seja, atletas que cumpriram seu papel no exterior, quando chegaram no auge da carreira e que agora retornam ao país para descalçar as chuteiras, pois em "terra de cego" conseguem, apesar da idade avançada e da queda de rendimento, serem destaques em suas equipes.

Um exemplo disso, é a estrela do Atlético Ronaldinho Gaúcho, que no futebol brasileiro ainda consegue fazer a diferença, mas quando colocado em confronto com equipes do futebol mundial, simplesmente desaparece em campo. O holandês Clarence Seedorf depois de esgotado seu ciclo no exterior encontrou no Botafogo espaço para se destacar, tal a baixa qualidade de nosso futebol.

Sem espaço no Porto, o atacante Walter, sobretudo em virtude de seu sobrepeso e da maior exigência, em termos de qualidade, do futebol português acabou sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro, fazendo fila em cada jogada diante de marcadores medíocres que recheiam as diversas defesas de clubes da série A do Campeonato Brasileiro.

Juninho Pernanbucano, depois de anos e anos brilhando no futebol francês, conseguiu forças suficientes para se tornar a grande estrela do Vasco da Gama e da sua forma física e rendimento dependeram enormemente a equipe.

 No Fluminense, o brasileiro, naturalizado português, Deco depois de não ter mais espaço em Portugal foi recrutado passando a ser o maestro do meio campo do tricolor. Por problemas físicos teve de abandonar o futebol e com ele, a equipe campeã brasileira desmoronou nos gramados. Agora, para salvar a lavoura, o Flu está trazendo de volta do futebol chinês o veterano argentino Dario Conca.

Se não houver a adoção de uma política de fortalecimento dos principais clubes brasileiros, em termos de torcida e história, em pouco tempo, o futebol brasileiro passará a ser uma mercado periférico, em que pese a construção de modernas arenas esportivas, com o país assumindo de vez a posição de simples mercado exportador de mão de obra barata.
Leia mais...

domingo, 22 de dezembro de 2013

O Papai Noel dos 4 cariocas

Comente aqui!
Em 2013 o Botafogo teve o melhor desempenho entre os cariocas no Campeonato Brasileiro, enquanto Flamengo, Fluminense lutaram contra o rebaixamento, sendo que a total segurança ainda depende do tapetão. O Vasco de forma melancólica caiu para a segunda divisão.

O que é preciso aos quatro grandes do Rio para um melhor desempenho em 2014:

BOTAFOGO - O campeão carioca acaba de perder seu técnico Oswaldo de Oliveira para o Santos e agora pede ao Papai Noel para o recém promovido das divisões de base, Eduardo Húngaro, seja a salvação da lavoura. O laboratório será o campeonato estadual. Se o novato não engrenar, a saída será a convocação de algum medalhão que se ache disponível. Outro pedido do Fogão ao bom velhinho é para que não permita o desmanche da equipe durante as competições, como ocorreu este ano no Brasileiro e que consiga formar um elenco com bons reservas, a fim de não perder o gás tanto no Brasileiro como na Copa Libertadores.

FLAMENGO - A política do bom, bonito e barato (às vezes nem sempre, como no caso de Carlos Eduardo e Marcelo Moreno) pelo visto vai continuar imperando na Gávea. Os dirigentes pretendem trazer jogadores por empréstimo ou de baixo custo. A esperança é que novos Paulinho acabem despontando. O perigo é que nesse esquema também surgem os Val, Bruninho e outros menos cotados, sem condições de vestirem a camisa rubro negra. Por enquanto, o Papai Noel só deu ao Mengo a renovação do contrato de Leo Moura e com isso espera que o técnico Jayme de Almeida volte a fazer um novo milagre.

FLUMINENSE - O Flu está na base do não sabe se casa ou se compra o frango. A batalha no tapetão ainda não terminou, pois a Portuguesa continua recorrendo, querendo ver prevalecer o resultado nos gramados. Os tricolores, por enquanto, perderam o volante Edinho para o Internacional e correm o risco de ficar sem o Sobis. A expectativa é pela recuperação do artilheiro Fred e a definição do nome do técnico para a temporada de 2014, com o Rei do Rio, Renato Gaúcho, rondando a área, e Ney Franco, do Vitória, correndo por fora.

VASCO - O fiasco de 2014 parece ter servido de lição. A meta do Vasco é conseguir um goleiro de verdade para o próximo ano e dessa forma está namorando o uruguaio Martín Silva, que rescindiu contrato com o Olímpia
do Paraguai. Além disso, sonha com o retorno de Felipe, atualmente no Fluminense, para comandar o meio campo. O técnico Adilson Batista vai ter muito trabalho para trazer de volta o Vascão para a primeira divisão do Brasileiro. Papai Noel vai ter de ajudar muito.
Leia mais...

sábado, 21 de dezembro de 2013

Mengo e a briga com Luiz Antônio

Comente aqui!


Flamengo pode repetir o erro com o Canhotinha Gérson
Gérson Nunes foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro de todos os tempos. O Canhotinha de Ouro - titular absoluto da Seleção Brasileira e peça fundamental na conquista do tricampeonato mundial no México, em 1970 -, praticamente, começou sua carreira no Flamengo, apesar de ser Fluminense de coração. Lá foi destaque nos juvenis, chamando a atenção de todos pela qualidade de seu futebol, senso de colocação, lançamentos em profundidade milimétricas e excepcional batedor de faltas.

Ao ser alçado para o time titular, o técnico Flávio Costa tentou improvisá-lo na ponta esquerda do rubro negro e mais do que isso, transformá-lo em um auxiliar do lateral-esquerdo e veterano Jordan.

 Foi em uma partida contra o Botafogo que a dupla Gérson-Jordan recebeu um vareio de bola do magistral Mané Garrincha e o futuro Canhotinha de Ouro teve a certeza absoluta de estar tendo seu futebol desperdiçado na Gávea. Entrou em rota de colisão com os dirigentes e acabou parando no rival Botafogo, no qual conquistou todos os títulos possíveis e impossíveis, fazendo parte de uma verdadeira seleção de futebol.

É claro que o volante Luiz Antônio está muito longe de ser um novo Gérson. Contudo, no limitado futebol brasileiro, onde os que começam a despontar rapidamente são vendidos para o exterior, o jovem atleta rubro negro conseguiu realizar um bom Campeonato Brasileiro sendo um dos destaques da equipe e contribuindo muito para que a equipe não fosse rebaixada.

De forma obediente, Luz Antônio que chegou ainda menino à Gávea, tendo a pele rubro negra, não se omitiu de atuar improvisado na lateral direita, quando Leo Moura se contundiu, ficando afastado por um bom tempo. Com muita garra e dedicação foi alçado a titular pelo técnico Jayme de Almeida que conhece bem o seu futebol desde as divisões inferiores do Flamengo.

Agora, o destaque do Flamengo na Copa do Brasil deste ano entrou na Justiça contra o clube, alegando uma dívida de prêmios e luvas desde 2011 e pedindo para ser liberado de graça. Com recente derrota no tapetão, na qual correu o risco sério de um rebaixamento, a diretoria do Flamengo vem tratando a questão de maneira pouca habilidosa - para se falar o mínimo - e corre sério risco de perder o seu craque.

Em vez de fazer uma avaliação minuciosa da questão, a diretoria tem preferido entrar em choque com o empresário do atleta e com ele próprio, criando condições para um impasse e saída do jogador que inclusive, anteriormente, chegou a ser colocado como moeda de troca na contratação do volante Elias.

Sentar na mesa de negociações com Luiz Antônio e verificar o que realmente está acontecendo seria o ideal, mas, a direção do Flamengo parece estar gostando do impasse e até dirigentes da área financeira se manifestam sobre o assunto colocando mais lenha na fogueira.

O mau trato com a prata da casa pode trazer sérios prejuízos ao Mengão. É bom torcer para que Luiz Antônio não acabe em General Severiano, repetindo a velha história do passado.

Fluminense na hora do desmanche
O fracasso no Campeonato Brasileiro deste ano ao que parece está ocasionando o desmanche da equipe do Fluminense. O primeiro a partir foi o volante Edinho, contratado pelo Internacional de Abel Braga, o técnico vitorioso no tricolor, mas que foi o primeiro a sentir o desgaste da equipe e cair fora.
Para quer o desmonte não seja radical, o Fluminense admite ceder alguns dos atuais jogadores para manter Rafael Sobis, um dos poucos que sobreviveram da tragédia de 2013, no elenco. Mas, há membros da diretoria que preferem se desfazer de Sobis sob a alegação de que seu futebol não combina com o do ídolo Fred. Internacional, Palmeiras, São Paulo e Botafogo estão de olho grande no Sobis que parece estar sendo esnobado por parte dos dirigentes tricolor.

Botafogo aposta na experiência
Montar uma equipe de jovens, mas calcada na experiência de alguns craques como Seedorf é a meta do Botafogo para 2014. Por isso, o alvinegro foi trazer para o seu elenco o veterano  Jorge Wagner, de 35 anos. O meia vinha atuando no Kashiwa Reysol, do Japão, centro esportivo, que, por enquanto, quem tem um olho é rei.

Dinamite perdido que nem buscapé
Diante do enorme vexame que foi a temporada de 2013, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, ainda sonha em reviravolta no tapetão tentando reverter o que foi impossível realizar em campo com uma equipe das mais limitadas dos últimos anos. Dinamite agora estuda a possibilidade (talvez  jogando para a plateia) de entrar na  Justiça Comum, com o objetivo de reverter a goleada por 5 a 1 para o Atlético Paranaense, em virtude da pancadaria entre baderneiros em Joinville.
Dinamite na certa vai precisar de um excelente advogado. Melhor seria se providenciasse um goleiro para a temporada de 2014.

Leia mais...

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Punição aos baderneiros

Comente aqui!
 No balanço sobre a Operação Cartão Vermelho, a Polícia Civil em ação conjunta no Rio, Santa Catarina e Paraná, informou que busca prender 31 pessoas denunciadas por envolvimento nos atos de selvageria na partida final do Campeonato Brasileiro entre o Atlético Paranaense e o Vasco da Gama disputada em Joinville. Até o momento, 19 brigões foram presos.

É preciso, no entanto, que os baderneiros sofram exemplar punição, a fim de que os estádios brasileiros, como aliás, também, seu entorno, deixem de ser campo aberto para atos de selvageria, permitindo a presença tranquila dos torcedores, em especial às famílias.

Mas, além do rigor no cumprimento da lei, está mais na hora de se coibir a conivência de dirigentes esportivos com os baderneiros por meio de uma relação promíscua que envolve distribuição gratuita de ingressos, passagens de avião e outras benesses, em detrimento dos sócios e verdadeiros torcedores.

Flamengo pode sofrer nova derrota na Justiça
Depois de perder quatro pontos na Justiça Esportiva, o Flamengo está prestes a sofrer novo fiasco na  Justiça comum, pois o meio campo Luiz Antonio pode deixar a Gávea sob a alegação de que possui salários atrasados no clube e por isso pede a suspensão imediata de seu contrato. Como no episódio do lateral André Gomes, os advogados do Fla alegam que está tudo bem. A boa notícia foi a renovação do contrato, por mais um ano, de Leo Moura, bem como a de que o improdutivo Marcelo Moreno pode parar no Cruzeiro.

Dinamite não desiste do cargo
Apesar do movimento em favor de sua renúncia, Roberto Dinamite decidiu levar seu mandato no comando do Vasco até o término do mandato, no meio do próximo ano, quando deverá ocorrer uma das mais explosivas eleições para a presidência do clube dos últimos anos. É preciso, no entanto, tranquilidade para permitir o retorno do Vasco a elite do futebol brasileiro.

Fluminense perde Edinho para o Inter
O Fluminense acaba de perder o meio campo Edinho para o Internacional de Porto Alegre, que agora está sob o comando de Abel Braga. Abelão também indicou a contratação de Ibson, atualmente no Corinthians, e ex-Flamengo. A definição da vaga na série A do Campeonato Brasileiro é aguardada pelos tricolores para a escolha definitiva do técnico para a temporada de 2014. A Portuguesa está recorrendo sob a decisão de rebaixamento.

Seedorf diz que continua no Fogão

Apesar da notícia de que não gostou da saída do técnico Oswaldo de Oliveira, o craque Seedorf, em férias na Holanda, enviou recado aos dirigentes do clube, informando que continuará no Fogão em 2014. A estratégia será a montagem de uma equipe mais jovem, tendo Seedorf como maestro e professor.

CBF marca retorno para 12 de janeiro
O último manifesto do Bom Senso Futebol Clube repercutiu negativamente na CBF e com isso, a Confederação ignorando o movimento dos atletas resolveu marcar para 12 de janeiro o início de alguns campeonatos estaduais. Para a CBF muitas reivindicações dos jogadores são de alçada direta dos clubes.



Leia mais...

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A fragilidade do futebol caseiro brasileiro

Comente aqui!
A derrota do Atlético Mineiro para o Raa Casablanca, nas semifinais do Mundial do Clube, mostra claramente que o "rei" do futebol brasileiro está nu. A fragorosa goleada sofrida pelo Santos por 8 a 0 na disputa contra o poderoso Barcelona de Messi e companhia não foi o bastante para acender a luz vermelha advertindo sobre nossa fragilidade futebolística.

Há anos que o futebol brasileiro atua como mero exportador de jogadores para as mais diversas praças do mundo, desde as mais importantes como as europeias como as secundárias como a asiática, entre outras. Apesar de sermos a sexta economia do mundo, o Brasil não consegue ter uma estrutura em termos de futebol que assegure maior poderio financeiro aos seus principais clubes.

Um exemplo disso é o fraco Campeonato Brasileiro que em sua série A, cada vez mais os clubes se nivelam em baixa qualidade futebolística e os atletas que, por ventura, se destacam na competição são vendidos a preço de banana para o exterior.

A derrota do Atlético Mineiro de forma vergonhosa para o Casablanca não pode sequer ser considerada uma zebra. Ela mostra apenas a prepotência que temos mantido ao achar que nossos times de futebol possuem condições de derrotar facilmente adversários estrangeiros. Reduto de atletas inexperientes ao lado de veteranos talentosos, mas sem o poder decisivo do passado devido ao próprio peso da idade, o futebol pentacampeão do mundo, no plano interno, tropeça em sua própria desorganização. Não é à toa que a própria seleção brasileira tem por base uma verdadeira Legião Estrangeira. O futebol caseiro precisa de uma reviravolta urgente.

Fernandinho: auxiliar de juiz
Uma velha mania de jogadores brasileiros entrou em campo na partida Atlético x Casablanca, o ciscador Fernandinho - que deve se achar o novo Garrincha -, a cada trombada recebida do adversário se levantava com o braço erguido cobrando do juiz a aplicação do cartão amarelo para o adversário. Deu sorte, dele mesmo, pela arrogância, não ter sido contemplado com o cartão.

Adeus Seleção Brasileira
O golaço de falta de Ronaldinho Gaúcho na partida contra o Casablanca ainda é muito pouco para quem almeja retornar à seleção brasileira. Visivelmente fora de forma, ele errou seguidamente passes, sobretudo no segundo tempo, quando começou a aparecer mais para o jogo. Outro que deve ter assinado seu atestado de óbito foi o pesadão zagueiro Rever.

Marcos Rocha: falso Djalma Santos
Lateral limitado, mas que no futebol brasileiro chegou a dar a ilusão de que poderia ter uma vaga na seleção brasileira, Marcos Rocha é o exemplo típico de milhares de jogadores brasileiros que apesar do pouco futebol possuem a arrogância que nem mesmo craques verdadeiros possuíam. Ao ser substituído pelo técnico Cuca devido ao seu péssimo rendimento em campo deixou o gramado xingando o treinador, além de mostrar desapreço com seu próprio substituto, que, em menos tempo fez mais do que ele durante toda a partida.

Flamengo se reforça com o velho Leo
Na falta de maiores valores internamente, o Flamengo renovou por um ano o contrato do veterano lateral-direito Leo Moura, sonhando com o sucesso na Libertadores. A prioridade está sendo dada a manter as melhores peças do atual elenco e só depois pensar em contratações pontuais.

Fogão segue o caminho do Mengo
O Botafogo resolveu seguir a fórmula vitoriosa do Flamengo, deixando, no momento, um pouco de lado os técnicos medalhões, resolvendo apostar na prata da casa. O posto de técnico da equipe profissional caberá a Eduardo Hungaro, que vinha dirigindo os  juniores.

Santos quer Diego
Dos clubes grandes brasileiros, um dos que mais se movimentam para a renovação do elenco é o Santos. Depois de Leandro Damião, a equipe da Vila quer repatriar o meio campo Diego. Só falta trazer Robinho de volta.

  "Fica, oh! brisa fica, pois talvez quem sabe
            o inesperado faça uma surpresa..."
     Eu e a brisa, Johnny Alf

Leia mais...

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Casablanca: um filme que o Galo não viu

Comente aqui!

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.

O fim do filme é inesperado, o mocinho não termina com a mocinha.

Este clássico do cinema mundial foi esquecido pelo Atlético Mineiro. No primeiro tempo, o Galo teve oportunidade de matar o jogo, mas Jô (sua vaga na equipe do Felipão precisa ser melhor avaliada) perdeu dois gols decisivos e Fernandinho (apenas um ciscador) perdeu outro feito. Resultado, no fim do primeiro tempo, a equipe do Raja Casablanca partiu pra cima e dominou o jogo, deixando claro que o Galo corria grande perigo.

No segundo tempo, o esperado não fez qualquer surpresa. O Casablanca abriu o marcador aos 9 minutos. O Galo reagiu aos 16 com magistral cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho. O técnico Cuca fez as substituições certas, tirando o ineficiente lateral direito e também o meio campo Josué (que já foi da Seleção Brasileira, acendendo o sinal de alerta para a importância de termos atletas mais qualificados nesta posição). Além de errar muitos passes, o Atlético achava que poderia reverter o placar, mas nos minutos finais, quando tinha a vantagem de melhor se equilibrar na prorrogação, o Galo errou mais uma vez permitindo tomar o segundo gol no contra ataque, obrigando o zagueiro Rever a marcar um pênalti que dessa vez o São Vitor nada pôde fazer.

Na base do desespero, o Galo tentou ir à frente, mas acabou sendo surpreendido com um terceiro gol, depois da bola ter batido no travessão.

O filme Casablanca, clássico de Michael Curtiz, vencedor de Oscar, em plena Segunda Guerra Mundial, lançado em 7 de dezembro de 1942, tem a importante lição de que o final esperado muitas vezes pode surpreender. O Galo acreditava que iria fazer a final com o Bayern, no sábado, mas tinha um Casablanca no caminho e como diz o clássico musical Eu e a brisa, de Johnny Alf:  "Fica, oh! brisa fica, pois talvez quem sabe o inesperado faça uma surpresa..."

E para completar, o Cuca vai embora para a China.

Leia mais...

Bom Senso FC: bate bola à beira do gramado não assusta

Comente aqui!


As principais ações do Movimento Bom Senso FC durante a parte final do Campeonato Brasileiro foi a "brincadeira" pirotécnica dos toques de bola de 1 minuto antes do início das partidas como forma de protesto. A mensagem, no entanto, foi bem absorvida pela CBF e clubes e a ameaça de greve não passou de fogo de palha.

Agora, para mostrar que não está morto, o grupo - que diz representar cerca de mil atletas - divulga carta aberta ao presidente da CBF, José Maria Marin, eivada de ironia, mas sem melhores argumentos sob medidas a serem adotadas pela entidade e clubes.

Fica evidente, que no atual momento do futebol brasileiro, falta ao grupo uma boa Assessoria Jurídica, a fim de que as diversas e justas reivindicações possam ser encaminhadas de forma mais consistente, não passando para os dirigentes a impressão de um movimento de ginasianos em férias.

Caso queiram dar mais solidez ao grupo, os membros do Movimento Bom Senso FC deveriam estender a questão para o âmbito do Ministério do Trabalho, Ministério Público, além de envolver outros setores e a classe política na discussão do tema, a fim de que medidas concretas possam realmente ser tomadas.

Ao estender a pauta entrando na seara do intrincado mundo jurídico do futebol, com menções ao julgamento no STJD que rebaixou a Portuguesa para a segunda divisão e livrou o Fluminense, o Bom Senso corre o risco de levar o grupo para uma polêmica que pode fugir ao foco de suas reivindicações.

Citações do "O Pequeno Príncipe", de Saint Exupery,  demonstra que o Bom Senso não está preparado para um enfrentamento mais consistente com a bagunça geral do futebol brasileiro e necessita de uma posição mais firme que conte com orientação jurídica e também política.
Antes de tudo, parece que falta um Dr. Sócrates no grupo sem o qual o Bom Senso pode se perder no vazio de um simples bate bola à beira do gramado.

Fluminense toca a bola
Independente de gritarias e chororô, o Fluminense com elegância vai tocando a sua bola no futebol. Com olho para a temporada de 2014 acaba de contratar o ex-gerente de futebol Felipe Ximenes. O Fluzão sabe que além de ótimos atletas em campo precisa também ter uma boa estrutura nos demais setores, inclusive a parte Jurídica. Se outras equipes vacilam em relação ao tema, os tricolores apenas agradecem e vão conquistando vitória em qualquer campo.

Flamengo: um vacilo imperdoável
O Flamengo saiu chamuscado nas decisões tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ficou evidente que a área Jurídica do clube apresentou falhas que poderiam ter custado inclusive o rebaixamento da equipe, se outros fatores fossem levados em conta. Um clube da importância do Flamengo não pode vacilar nos diversos setores, a fim de, como ocorreu com a Portuguesa, não ver os resultados conquistados em campo irem por água abaixo.

Botafogo de olho na Libertadores
Sem ter definido ainda a escolha do substituto do técnico Oswaldo de Oliveira, que se transferiu para o Santos, a diretoria do Botafogo já iniciou o planejamento para 2014 e no momento, está em pauta a formação de duas equipes, a fim de evitar o desgaste do elenco como ocorreu este ano no Campeonato Brasileiro. A estratégia é vista como fundamental, pois o Fogão terá de ir com força máxima para a disputa da Copa Libertadores, quando estreará enfrentando o Deportivo Quito, pela pré-Libertadores, no dia 29 de janeiro na altitude da capital equatoriana.

Vasco terá de renascer das cinzas
O Campeonato Brasileiro foi trágico para o Vasco, com os atuais dirigentes cometendo uma série de erros fatais. Um dos principais equívocos foi o de ao constatar a precariedade de sua defesa a começar pelos goleiros, após ter investido na tentativa de repatriamento do goleiro Helton, que está em Portugal, ao não ter conseguido o intento acabou deixando o assunto inteiramente de lado. Agora a primeira medida foi a renovação de contrato com o técnico Adílson Batista por mais uma temporada. No entanto, sem a montagem de uma equipe competitiva, o Vasco poderá correr riscos até mesmo na segunda divisão.

Santos começa a se reforçar 
Além da contratação do técnico Oswaldo de Oliveira, o Santos começa a ir em busca de reforços para a temporada de 2014. Um deles é o atacante Eduardo Vargas e para isso, contatos estão sendo feitos com o Napoli para conseguir o reforço. Outra conquista foi o passe de Leandro Damião.

Grêmio aposta na base
A contratação do técnico  Enderson Moreira pelo Grêmio tem o objetivo de que ele repita no Sul o sucesso conseguido no Goiás, com a valorização de atletas da base. O substituto de Renato Gaúcho deverá fazer um trabalho de mesclar os novatos com os mais experientes.

Atlético Paranaense repete esquema
Disputar o campeonato paranaense com uma equipe, enquanto a principal realiza uma pré-temporada de verdade é a estratégia que o Atlético Paranaense, do veterano Paulo Baier, deverá repetir em 2014. A novidade é mais uma tentativa de recuperação do atacante Adriano para o futebol. Manter os principais nomes do elenco, entre os quais o artilheiro Ederson é uma das metas principais do clube.
   
Leia mais...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O perigoso jogo do tapetão

Comente aqui!
O desdobramento dos resultados obtidos em campo, na visão do torcedor comum, quando transferidos para os tribunais representam uma espécie de logro. O rebaixamento da Portuguesa, por maiores que sejam os argumentos, é sempre visto como algo decidido fora dos gramados. Para que problemas como estes que resultaram na perda de quatro pontos pela Lusa e também pelo Flamengo não voltem a ocorrer, o desejável seria a criação de mecanismos pelo qual a escalação de um atleta fosse automaticamente verificada diretamente em cada partida.
Em uma época de grande desenvolvimento tecnológico é inconcebível que ocorram erros de comunicação como os que levaram a Portuguesa e o Flamengo a serem punidos. Assim, como o árbitro e seus auxiliares verificam as chuteiras do atleta, vendo se estão aptos a entrar em campo, a própria situação de cada um em relação à partida deveria ser feita de imediato. Levar questões como essas para o tapetão servem para aumentar a descrença entre os torcedores em relação aos resultados obtidos dentro de campo.


Flu: quem espera sempre alcança
O Hino composto por Lamartine Babo diz tudo: " Vence o Fluminense. Com o verde da esperança, pois quem espera sempre alcança. Clube que orgulha o Brasil. Retumbante de glórias e vitórias mil!"

Portuguesa: chora na segundona
O da Portuguesa finaliza dizendo: " Vitória é a certeza. Da tua força e tradição. Em campo, ó Portuguesa. Pra nós és sempre o time campeão."

Advogado da Portuguesa apela pra hermanos
Ficou um pouco fora de tom o argumento do advogado da Portuguesa, João Zanforlin, alegando que os "hermanos" argentinos poderiam temer que o resultado da Copa do Mundo pudesse ser decidido no tapetão. A citação soou como sem sentido.

Tapetão da Fifa pune zagueiro croata
A Croácia vai ficar sem o seu veterano zagueiro Josip Simunic, na Copa de 2014, desfalcando a seleção contra o Brasil. Ele foi suspenso por 10 partidas por ter feito saudação fascista durante uma partida.

Renato Gaúcho pode pintar no Rio
Enderson Moreira, que comandou o Goiás, é o novo técnico do Grêmio. Com isso, Renato Gaúcho, o Rei do Rio, pode pintar no comando de algum time carioca.

Segundona rentável
O Palmeiras apresentou balanço mostrando que na série B do Brasileirão, em 2013, conseguiu dobrar a arrecadação em relação ao ano passado, quando participou da série A.

Começou a debandada
Marlone está caindo fora do Vasco da Gama rebaixado para a segunda divisão. Vai aparecer em 2014 no Cruzeiro, que está mandando Pedro Ken para o Vascão. Além do rebaixamento, que tenta reverter no tapetão, o Vasco obteve outra grande derrota, com o cancelamento do contrato de patrocínio pela montadora Nissan sob a alegação de que a violência dos torcedores cruzmaltinos, na partida contra o Atlético Paranaense, comprometia a imagem da empresa.

Debandada no Fogão
Botafogo deve perder o meia Gabriel. Em 2014 deverá pintar no Porto. O assédio maior, no entanto, é em relação ao goleiro Jefferson que está nos sonhos do Internacional de Porto Alegre.

Apelo por Gabriel no Fla
Dirigente do Fla vai tentar fazer a cabeça do técnico Jaime de Almeida para que o atacante Gabriel seja mantido no elenco em 2014. Acontece que o Mengo tem 50% do passe do atleta que precisa ser valorizado. A volta do Emerson Sheik foi descartada por ser considerado desagregador.
Leia mais...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FLU DÁ GOLEADA NO TAPETÃO

Comente aqui!
FLUMINENSE ESTÁ
DE VOLTA À PRIMEIRA
DIVISÃO DO BRASILEIRO


Tribunal tira 4 pontos da Portuguesa de Desportos, rebaixando, com isso, equipe paulista. Fluminense é beneficiado e volta para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Leia mais...

Saem os craques e entram os senhores advogados

Comente aqui!
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta segunda-feira, 16, a Portuguesa pela escalação irregular do meia Héverton contra o Grêmio, bem como o Flamengo, por ter utilizado André Santos na partida contra o Cruzeiro. A condenação da equipe paulista poderá implicar no seu rebaixamento para a segunda divisão em 2014, beneficiando o Fluminense, enquanto que o Flamengo, mesmo com a perda de pontos terá menos lesões, não chegando a cair.

Em ambos os casos, os argumentos dos clubes são as de equívocos na interpretação da lei ou no caso da Portuguesa por erro de comunicação com o advogado do clube, por sinal demitido por causa do equívoco. A tese da defesa é a de que não houve má-fé na escalação dos atletas e que as mesmas não influenciaram nos resultados. Héverton, por exemplo, só entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo.

Dois argumentos pesarão no  julgamento: não houve intenção dos clubes em burlar a lei e a outra hipótese que funciona na base da "lei é dura, mas é a lei" (dura lex sed lex).

No bagunçado futebol brasileiro, com seus intrincados regulamentos e leis, uma coisa é certa: em 2014 antes de tentar reforçar suas equipes com craques, os clubes devem reforçar seus Departamentos Jurídicos, afinal de contas, cada vez mais, eles serão decisivos para a classificação no campeonato.




Portuguesa pode ir à lonaSerá às 17 horas desta segunda-feira, 16, o julgamento da Portuguesa, indiciada pela escalação do meia Héverton irregularmente contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão. Se for concretizada a perda de pontos, a Lusa perderá pontos e o Fluminense voltará a elite do futebol brasileiro em 2014. O Flamengo terá o julgamento pela escalação irregular de André Santos contra o Cruzeiro, mas não corre risco de rebaixamento (a não ser que a Portuguesa seja abssolvida e o Mengo condenado).

Fluminense na espera
Com a contratação de Conca confirmada, o Fluzão espera o  julgamento  da Portuguesa para definir seus rumos em 2014. O esquema para a séria B será um e o da continuação na série A implicará em novas contratações de impacto e possivelmente a saída do técnico Dorival Júnior. Pode ser que Renato Gaúcho pinte no Flu.

Grêmio pode despachar Renato
O Grêmio não chegou ainda a um acerto financeiro com Renato Gaúcho, com isso aumentam as possibilidades de Enderson Moreira assumir o comando da equipe em 2014.

Arena Manaus corre perigo
O Ministério Público do Trabalho pediu a interdição das obras da Arena da Amazônia, tendo em vista a morte de um operário na madrugada de sábado, no local. Como há implicações políticas, dificilmente, o pedido será acatado e o estádio de Manaus será mantido para a Copa do Mundo de 2014.

Pancadaria argentina
Terminou em conflito entre torcedores a disputa do título de campeão da Argentina, conquistado pelo San Lorenzo após o empate em 0 a 0 com o Vélez Sarsfield.


Leia mais...

domingo, 15 de dezembro de 2013

Ronaldinho Gaúcho quer vaga na Copa

Comente aqui!
A conquista do Mundial de Clubes e mostrar um futebol de elevado nível no início de 2014 são as estratégias de Ronaldinho Gaúcho, que não esconde o desejo de retornar à seleção brasileira, ganhando nova oportunidade do técnico Luiz Felipe Scolari. A volta de Ronaldinho é viável, pois não é segredo que Scolari gostaria de ter no elenco um jogador mais experiente como opção para o meio de campo da seleção.

Na disputa do mundial,  o Atlético Mineiro enfrentará na semifinal, o Raja Casablanca, que derrotou o Monterrey, do México, por 2 a 1 na prorrogação após o empate em 1 a 1 no tempo normal, no sábado em Agadir. A expectativa é que o Atlético faça a final do mundial contra o Bayern, do técnico Guardiola, com Ronaldinho tendo oportunidade de mostrar se continua sendo um jogador decisivo. Felipão, certamente, vai estar de olho nele.   

  
Bayern está na ponta dos cascos
Antes de viajar para o Marrocos, onde disputará o Mundial de Clubes, o Bayern derrotou o Hamburgo por 3 a 1 em Munique, no sábado, abrindo sete pontos de vantagem em relação ao vice-líder Bayer Leverkusen. A equipe de Guardiola continua sendo uma máquina de jogar futebol.
 
Conca pronto até para a segundona
O meio de campo Conca, que retorna ao Fluminense, não esconde estar preparado para jogar na segunda divisão do Brasileiro, caso isso ocorra, pois tem recebido sempre um grande carinho dos torcedores. A intenção dos dirigentes é a de manter uma equipe forte, independente, do desfecho que surja no tapetão, a fim de que o Fluminense volte rapidamente a estar no grupo dos principais clubes do Brasil.
Por enquanto, Conca está participando da disputa do Mundial de Clubes da Fifa pelo Guangzhou Evergrande, da China, no Marrocos.

Neymar tem brilho solo
Sem a sombra de Messi, Neymar continua arrebentando no campeonato espanhol. Dessa vez, ele marcou dois gols na vitória sobre o Vilarreal.

Mengão pode despachar Moreno

O São Paulo está de olho no atacante Marcelo Moreno, do Flamengão. Se as negociações forem concretizadas será uma boa para o Mengão, pois o boliviano não mostrou ao que veio na Gávea. Só vai ficar faltando despachar também o Carlos Eduardo.

Goiás tenta segurar Walter
O técnico Enderson Moreira foi para o espaço, não tendo o contrato renovado. Mas, a maior preocupação do Goiás não é com isso e sim a tentativa de segurar, a qualquer custo, o atacante Walter que foi a grande sensação do Campeonato Brasileiro. O perigo é que há vários clubes interessados no atleta, inclusive estrangeiros, mostrando que "no fundo tem gordinhos que também batem um bolão".

Arenas da morte
Acidentes em grandes construções acabam sempre ocorrendo. Mas, é preciso verificar se não há correria excessiva nas novas arenas que estão sendo construídas para a Copa do Mundo. No Amazonas, mais um operário acabou morrendo. Foi o segundo acidente grave em pouco tempo.
Leia mais...

sábado, 14 de dezembro de 2013

Novos elencos para 2014

Comente aqui!
Flamengo e Botafogo que irão disputar a Libertadores das Américas em 2014 sabem que há necessidade urgente de modificação de seus elencos, a fim de que não paguem mico na competição.

No caso do Mengo, os primeiros nomes ventilados são os do volante Feijão, do Bahia e o do atacante Emerson Sheik, do Corinthians. Ainda é muito pouco, pois a equipe tem fragilidades gritantes em várias posições, sendo que em outras há falta de bons reservas. Descartar Carlos Eduardo, que não entrou em forma e é caro, além do boliviano Moreno, deverá ser uma das primeiras medidas do Mengo para 2014.

Quanto ao Fogão, só a partir da escolha do novo técnico é que a reformulação do elenco deverá ser planejada. A meta é a de ter um banco qualificado e fazer a equipe rodar sem necessidade de uma grande dependência da estrela Clarence Seedorf.

Rebaixados para a segunda divisão, o Fluminense e Vasco deverão formar uma equipe que permita o retorno tranquilo à série A. O Fluzão, no entanto, sabe que será difícil manter alguns de seus atletas. Um deles, a estrela da companhia, Fred vem sendo assediado pelo Cruzeiro.





____________________________________________
Tapetão

Essa guerra no tapetão para modificar os resultados do Campeonato Brasileiro tendem cada vez mais a afastar os torcedores do mundo futebolístico, passando a dar mais importância a esportes com maior credibilidade.
_______________________________________________
Ranking

De uns tempos para cá a  Fifa e agora a CBF passaram a elaborar intrincados rankings, quando os mais eficientes e indiscutíveis são os próprios resultados dos diversos campeonatos. Pelo Ranking Nacional de Clubes de 2013 da CBF, o novo líder passou a ser o Grêmio, desbancando o Fluminense.
________________________________________________________
Abelão no Inter
 

Rejeitado pelo Fluminense, durante o Campeonato Brasileiro, Abel Braga é o novo técnico do Internacional de Porto Alegre.
__________________________________________________________
Ronaldinho x Guardiola

Atlético Mineiro enfrentará o  Raja Casablanca ou Monterrey, enquanto o Bayern de Munique terá pela frente o  Guangzhou Evergrande ou o Al Ahly, nas semifinais do Campeonato Mudial de Clubes da Fifa. E se tudo correr bem, a final será entre Ronaldinho Gaúcho e Guardiola. Os adversários do Galo e Bayern serão conhecidos neste sábado.
_____________________________________________________________
Moedas da Copa

Atenção colecionadores, o Banco Central lançará em 24 de janeiro, uma série de moedas comemorativas brasileiras oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Leia mais...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mengo e Fogão já têm adversários na Libertadores

Comente aqui!

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) realizou o sorteio da fase preliminar, a pré-Libertadores, e dos grupos da Taça Libertadores de 2014, com a participação de 38 equipes. Na primeira fase da competição, o Botafogo enfrentará na estreia o Deportivo Quito do Equador. O Flamengo, na fase de grupos, ficou no grupo 7 que tem o Bolívar, da Bolívia; Emelec, do Equador; e o León, do México.

O Flamengo vai wnfrentar o Emelec, por quem foi eliminado em 2012.  Outro compromisso difícil será o Bolívar na altitude de La Paz (Bolivia) e o León (México).

O Botafogo e Atlético Paranaense terão que passar por um mata-mata antes de disputar a fase de grupos.  A partida do Fogão contra o Deportivo Quito será na altitude da capital equatoriana, enquanto o Atlético-PR terá como adversário o Sporting Cristal (Peru).

A 55ª edição da Taça Libertadores, o torneio mais antigo da América do Sul, realizado desde 1960. A competição será disputada a partir de janeiro e durante o primeiro semestre de 2014.

BRASIL TEM SEIS EQUIPES NA COMPETIÇÃO

As equipes brasileiras na competição são Cruzeiro (campeão brasileiro) , Flamengo (campeão da Copa do Brasil), Atlético Mineiro (atual campeão da Libertadores) Grêmio (vice-campeão brasileiro), Atlético Paranaense ( 3º colocado no Brasileiro), Botafogo ( 4 º colocado no Brasileiro). A Libertadores, pela  primeira vez desde 1998, não terá clubes paulistas na competição.

 Primeira fase:
Jogo 1 - Atletico Paranaense x Sporting Cristal (Peru)
Jogo 2 - Botafogo x Deportivo Quito (Equador)
Jogo 3 - Guarani (Paraguai) x Chile (3º classificado)
Jogo 4 - Argentina 5 x Caracas (Venezuela)
Jogo 5 - Independiente Santa Fé (Colômbia) x Monarcas Morelia (México)
Jogo 6 - Nacional (Uruguai) x Oriente Petrolero (Bolívia)

Fase de grupos:
Grupo 1: Vélez (Argentina), Bolívia 2 , Peru 1 e Vencedor do Jogo 1 ( o do Atlético-PR)

Grupo 2: Unión Española (Chile), Argentina 3 , Independiente José Terán (Equador), Vencedor do Jogo 2 (jogo do Botafogo).

Grupo 3: Cerro Porteño, O'Higgins (Chile), Deportivo Cali (Colômbia), Vencedor do Jogo 4

Grupo 4: Atlético Mineiro , Nacional (Paraguai), Zamora (Venezuela) e Vencedor do Jogo 5

Grupo 5: Cruzeiro, Defensor (Uruguai), Peru 2  e Vencedor do Jogo 3 .

Grupo 6: Newell's, Grêmio, Atlético Nacional (Colômbia), Vencedor do Jogo 6

Grupo 7: Bolívar- (Bolívia), Flamengo, Emelec (Equador) e León (México)

Grupo 8: Peñarol (Uruguai), Arsenal (Argentina), Anzoátegui (Venezuela) e Santos Laguna (México)

  Marginal é caso de polícia

Responsabilizar os clubes de futebol pelo comportamento selvagem de indivíduos fantasiados de torcedores, parece não ser uma atitude das mais corretas. Marginal em qualquer lugar deve ser alvo da ação policial e consequentemente do julgamento firme da justiça.
Encontrar mecanismos que impeçam que dirigentes de clubes sejam financiadores de torcidas desorganizadas, nas quais esses marginais se abrigam seria a atitude mais correta a ser tomada. O problema é que tem sido comum dirigentes premiarem "torcedores" trogloditas com passagens e todo o tipo de benesses.
O absurdo chega ao ponto desses falsos torcedores hostilizarem jogadores nos locais de trabalho, nos aeroportos, ruas ou até mesmo na residência dos atletas. Tratar marginal como tal e não como cidadão é o primeiro e grande passo para diminuir drasticamente a violência nos estádios, do qual tem se afastado as famílias e pessoas de paz.

O dono das cartilhas

Em um país de analfabetos e "analfabetos culturais", que são os que frequentam ou frequentaram escolas, mas não possuem princípios morais, éticos e de educação, sempre que surge um ato de violência como a pancadaria de torcedores na partida do Vasco com o Atlético Paranaense, em Santa Catarina, os governantes aparecem - jogando para a plateia - anunciando um monte de medidas que acabam não sendo colocadas em prática. Mas, o interessante é que na gastança que acompanha as reuniões, formação de comissões, grupos de trabalho e etc, surge sempre a ideia genial da preparação de uma cartilha para tratamento do problema, orientando os torcedores. No fundo, todo mundo ganha. Daqui a pouco surge a agência reguladora do futebol, como mais um cabide de empregos, sem nada resolver.


Vasco perde no tapetão

O pedido do Vasco de anulação do resultado da partida contra o Atlético Paranaense, quando foi massacrado por 5 a 1 pelo adversário, em Joinville, em boa hora não foi aceito. A tentativa de se encontrar expedientes para reverter resultados negativos em campo devem ser deixados de lado, com os dirigentes procurando corrigir mais os erros cometidos durante a competição. No caso do Vasco eles foram em excesso.
Leia mais...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Fogão: a estrela sobe

Comente aqui!

A vida é assim: enquanto uns choram os outros riem. E quem está rindo à toa é a torcida do Botafogo que festeja a derrota da Ponte Preta, na Argentina, por 2 a 0, na disputa do título da Copa Sul-Americana. O resultado favoreceu ao Fogão que, desta forma, com a quarta colocação no Campeonato Brasileiro não teve de ceder a vaga para a macaca, pois o título da Sul-Americana daria passagem direta do clube de Campinas para a Copa Libertadores. Agora, o Rio contará com duas equipes na disputa em 2014, o Botafogo e o Flamengo, campeão da Copa do Brasil.

Com a saída do técnico Oswaldo de Oliveira para o Santos, os dirigentes do Botafogo sabem que será preciso reforçar o elenco, a fim de que não se repitam os erros deste ano, quando no meio do Campeonato Brasileiro a equipe perdeu jogadores importantes e não conseguiu fazer uma boa reposição de peças. Ficou evidente que é necessário um banco de reserva mais consistente para enfrentar a maratona de partidas programadas durante o ano.

FLAMENGO: FEIJÃO 
TEM GOSTO DE FESTA

O primeiro reforço do Flamengo para 2014 deverá pintar em breve. Chama-se Feijã, volante do Bahia. A ideia inicial seria a troca por Gabriel, que foi revelado pela equipe baiana e é querido pelos torcedores, mas o atleta não pretende deixar o Mengo e com isso o nome de Rafinha passou a constar da lista de troca.


BRASIL: DOIS AMISTOSOS EM 2014

Antes da Copa do Mundo, a seleção brasileira deverá realizar dois amistosos, após a convocação definitiva no dia 7 de maio. O técnico Felipão tem preferência que o adversário seja a República Checa ou Bósnia, por entender que há maior semelhança delas com a Croácia, nosso primeiro desafio na Copa. Para levantar a moral dos jogadores e da torcida, o segundo adversário deverá ser mais fraquinho.


TAPETÃO TIRA CREDIBILIDADE

Com toda a tecnologia dos dias atuais, é inconcebível que uma equipe entre em campo com algum jogador de forma irregular. A proibição deveria ocorrer automaticamente no dia do jogo, evitando problemas como os de agora com a Portuguesa que corre o risco de rebaixamento, abrindo caminho para que o Fluminense fuja do rebaixamento. Mesmo que a irregularidade tenha ocorrido, aos olhos do torcedor comum fica sempre a imagem de "marmelada". Quanto a bagunça, isso já é comum em nosso futebol.

NOVO SHOW DE NEYMAR

A transferência para o futebol europeu está fazendo bem a Neymar. Ele foi destaque na goleada por 6 a 1 do Barcelona sobre o Celtic pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, marcando três gols, além de participar decisivamente de um outro.

RENATO PODE PINTAR NO RIO

Apesar de ter classificado o Grêmio para o G4 tem dirigentes da equipe sulista descontentes com a personalidade do técnico e desejam vê-lo pelas costas, abrindo caminho para Celso Roth. Se isso ocorrer, o "rei do Rio" poderá pintar no Fluminense, Botafogo ou mesmo Vasco.




LEANDRO DAMIÃO CAI FORA

Há quem diga que o gigantismo tem sido o grande mal do futebol brasileiro, impedindo que tenhamos grandes clubes do ponto de vista financeiro. Com isso, equipes estrangeiras com mais dinheiro em caixa e sobretudo melhores dirigidas acabam tendo mais facilidade de efetuar contratações. Quem está indo embora agora do bagunçado futebol brasileiro é Leandro Damião, adquirido pelo grupo inglês Doyen Sports,  representado pelo empresário Renato Duprat.

Leia mais...

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mudanças de técnico

Comente aqui!
Muitas críticas são feitas aos clubes brasileiros em relação às constantes trocas de técnicos. Trata-se, no entanto, de um fato a ser analisado com um pouco mais de cautela. Não é o exemplo do futebol europeu, com técnicos se perpetuando no comando das equipes por várias temporadas, o modelo ideal. Pelo contrário, o estilo brasileiro tem também algo de positivo. Este ano, o campeão brasileiro amargou durante a competição derrotas seguidas do técnico Abel Braga e tentou resistir ao máximo pela manutenção de seu treinador. Depois tentou com Vanderlei Luxemburgo garantir um técnico do chamado primeiro escalão e acabou dando com os burros na água. Talvez o equívoco - tudo é mais fácil depois do leite derramado - foi a convocação de Dorival Júnior, que fracassou no Flamengo e em seguida no Vasco.

No Flamengo, a sorte veio quando Mano Menezes, com status de ex-técnico da Seleção Brasileira ter abandonado o barco em pleno vestiário. Foi com o interino Jayme de Almeida que o Mengão encontrou o seu rumo, quando rondava a zona do rebaixamento com um desempenho desastroso. Infelizmente, Vasco e Fluminense não encontraram o seu Jayme, com condições de tirar as equipes do sufoco.



A própria Seleção Brasileira é exemplo da importância da mudança de um técnico. O caminho traçado por Mano Menezes vinha visivelmente fazendo água. A convocação de Felipão gerou desconfiança, pois, o técnico também vinha fracassando no Palmeiras. Mas, as coisas mudam de minuto a minuto e Scolari, com o apoio de Parreira, conseguiu dar novamente confiança à seleção que agora figura como uma das favoritas a conquista do título, tendo também ganho a Copa das Confederações.

Para um  jogador, a troca de técnico também pode ser um fator benéfico. Ela às vezes surge como fator motivador e de repente o futebol escondido começa a ter um rendimento inesperado. Foi esse, no caso do Flamengo, o que ocorreu com o artilheiro Hernane, que estava cotado para ser mandado embora da Gávea, o mesmo ocorrendo com o volante Amaral, que acabou até marcando gol decisivo, além de Luiz Antonio, cujo futebol cresceu muito com o novo técnico.

Também, a mudança de ares é benéfica para alguns técnicos. Em equipes com menor grau de pressão acabam desenvolvendo um trabalho de forma mais tranquila e tendo mais força para colocarem em prática suas ideias. Em um grande clube, às vezes o técnico é pressionado (mesmo que subliminarmente) para escalar alguns medalhões, com salários elevados e que causariam, no caso do banco de reserva, problemas com empresários, patrocinadores e mesmo dirigentes.

Como ocorre com jogadores há casos de técnicos que também precisam de um tempo de geladeira, a fim de que possam se atualizar e evitar o desgaste. Mesmo medalhões como Vanderlei Luxemburgo necessitam desse tempo de sair um pouco de cartaz. Renato Gaúcho é um exemplo de uns que foram vítimas do desgaste e agora retornam por cima. Outro exemplo são os de craques da bola que procuram seguir a posição de técnico e acabam não engrenado. Por enquanto, os exemplos são os de Falcão e Dunga, mas pode ser que as coisas acabem mudando para o lado deles.

No futebol brasileiro o que conta é a meritocracia. Muitas derrotas seguidas é sinal seguro de que o técnico começa a ficar "prestigiado".
Leia mais...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A violência de Joinville

Comente aqui!

As imagens chocantes de violência na partida final do Campeonato Brasileiro entre o Atlético Paranaense e o Vasco da Gama, em Joinville, Santa Catarina, mais do que o episódio de "um crime anunciado", registra apenas o quadro geral de impunidade existente no cenário brasileiro, em relação ao desrespeito geral às leis, principalmente aquelas que afetam diretamente o cidadão comum.

Muitas pessoas ficaram chocadas com a violência pelo fato de ela ter sido mostrada em cores e ação para todos, inclusive correndo o mundo às vésperas do país promover a Copa do Mundo. No entanto, sabemos que ela faz parte do cotidiano de nossas diversas cidades. Brigas de gangs e confronto de torcedores fora do estádio ocorrem de maneira frequente, com as escaramuças não recebendo qualquer tipo de ação.

A verdade é que, enquanto nosso aparato policial, cada vez mais, é destinado a inglória guerra sem fim de combate ao tráfico de drogas, a pracinha do bairro, o ponto de ônibus da esquina e mesmo o Centro movimentado da cidade é entregue, em termos de policiamento, ao deus-dará.

No Rio, por exemplo, uma torcedora registrou o fato de ter sido hostilizada por um grupo de jovens pelo simples fato de, na região da Tijuca, um grande bairro da zona norte da cidade, estar no ponto de ônibus com a camisa do seu clube a espera de condução para ir ao encontro de outros amigos, quando foi cercada e ameaçada de agressão.

Fatos como esses são constantes. Cada vez mais, um grande número de pessoas se afasta dos estádios, onde a selvageria perpetuada por torcidas desorganizadas sob a complacência geral dos governantes e apoio velado de dirigentes de clubes ganha espaço privilegiado.

São torcedores que invadem o local de trabalho dos atletas para dar saia justa aos mesmos;. que danificam patrimônio público pelas ruas da cidade, quando seus times perdem, empatam ou joga mal. Que cercam aeroporto causando tumulto entre passageiros que nada têm a ver com a história. Em suma, uma baderna geral que é vista com o olhar complacente da sociedade sem qualquer poder de reação.

Infelizmente, o episódio de Santa Catarina não será o último, enquanto a impunidade continuará sendo a regra geral, fazendo do cidadão comum refém em sua própria cidade.


Leia mais...

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Botafogo: uma Ponte no caminho

Comente aqui!
A torcida e os jogadores do Botafogo comemoraram a vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, domingo, no Maracanã, colocando a equipe no G-4 do Campeonato Brasileiro. No entanto, a participação na Copa Libertadores de 2014 depende, ainda, do resultado da decisão entre a Ponte Preta e o Lanús, da Argentina, na quarta-feira, pela Sul Americana. Se a macaca for a vencedora, a vaga do Fogão irá para o espaço.

Acredita-se que o Fogão na Libertadores, em 2014, será um ponto positivo para a continuação do técnico Oswaldo de Oliveira no cargo, tendo em vista a importância desse campeonato. No momento, o técnico alvinegro tem sido assediado pelo Santos. O contrato de Oswaldo ainda não foi renovado.

Com o fim do Brasileiro, no momento, estão apenas garantidos na Libertadores, o Cruzeiro, Grêmio e Atlético Paranaense - três primeiros colocados no Brasileiro -, além do Flamengo, campeão da Copa do Brasil. A quinta vaga, em aberto, está entre o Botafogo, quarto colocado no Brasileiro, com 61 pontos e a Ponte Preta. A decisão sairá na quarta-feira.


Leia mais...

domingo, 8 de dezembro de 2013

Vasco deixa sua imensa torcida infeliz

Comente aqui!
O hino diz que "sua imensa torcida é que é feliz". Contudo, há vários anos que o Vasco tem formado equipes muito abaixo da sua tradição e o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, de certa forma, era inevitável. Acreditar em uma vitória sobre a forte equipe do Atlético Paranaense era um sonho praticamente impossível. Em Joinville, depois de um triste episódio de briga de torcedores, levando a partida a um longo período de interrupção aos 19 minutos do primeiro tempo, o Vasco acabou sendo despachado no segundo tempo.

Em 2012 o Vasco chegou ao 5º lugar no Brasileiro, com 58 pontos em 38 partidas; 16 vitórias - 10 empates - 12 derrotas; com 45 gols prós e 44 gols contra, com 1 gol de saldo.

Agora, de forma melancólica, o Vasco é rebaixado com 44 pontos em 38 partidas; 11 vitórias - 11 empates - 16 derrotas.

Um ano para o torcedor vascaíno esquecer.

Leia mais...

Uma tragédia tricolor

Comente aqui!
Um fato inusitado na história do Campeonato Brasileiro: o campeão do ano anterior é o rebaixado no ano seguinte. E quem proporcionou esse vexame foi o tricolor do Rio. O Fluminense apesar de ter vencido o Bahia por 2 a 1, na Fonte Nova, na última partida da competição, não conseguiu os pontos suficientes para ultrapassar os adversários e em 2014, ano da Copa do Mundo, estará disputando a segunda divisão.

Em 2012 o Fluminense foi campeão com 77 pontos, em 38 partidas, obtendo 22 vitórias, 11 empates e 5 derrotas, conseguindo 61 gols pró e 33 gols contra.

Agora em 2013 surge o vexame de terminar a competição com 46 pontos, em 38 partidas, obtendo 12 vitórias, 10 empates e 16 derrotas, 43 gols pró e 47 contra, com saldo de menos 4 gols.

Em 2009, o Flu foi o 16º colocado; em 2010 - campeão; e em 2011 - 3º colocado.

Uma das explicações para a queda do tricolor é sem dúvida as sucessivas contusões do artilheiro Fred, que este ano quase não atuou no Brasileiro. Em 2012, ele marcou 20 gols. Vários outros atletas também não saíram do departamento médico como o lateral Carlinhos, o meio campo Jean, Valença e Deco (que acabou encerrando a carreira).

Além disso, durante a competição o Flu perdeu peças importantes como o meia Thiago Neves e o atacante Wellington Nem.

Outra grande tragédia foi o fiasco dos técnicos. Com a eliminação da equipe da Libertadores, Abel Neves perdeu a mão do time, só sendo afastado depois de nove derrotas seguidas. Com muito discurso e pouco rendimento assumiu o posto Vanderlei Luxemburgo, repetindo o fiasco. A surpresa geral continuou com o afastamento de Luxemburgo e a contratação, na base do desespero, de Dorival  Júnior que vinha fazendo um péssimo trabalho no Vasco até ser demitido.

Muita desorganização interna levaram o Fluminense  a derrocada final. Uma tragédia tricolor.

Leia mais...

Vasco e Flu: Independência ou Morte?

Comente aqui!
Um domingo decisivo e ao mesmo tempo triste para o futebol carioca. Vasco e Fluminense chegam a última rodada do Campeonato Brasileiro, lutando contra o rebaixamento. Pelo menos um dos dois cariocas entrarão na guilhotina, com a possibilidade de ambos serem defenestrados. De forma mais tranquila, o Botafogo entra em campo para definir se terá condições de participar da Copa Libertadores de 2014, enquanto no sábado, o Flamengo que já participará da competição, por ser o campeão atual da Copa do Brasil, na partida de entrega das faixas com o campeão do Brasileiro, Cruzeiro, ficou no empate por 1 a 1, com Hernane fazendo o seu 16 gol na competição, sagrando-se como vice-artilheiro ao lado de Dinei, do Vitória. A artilharia ficou com Éderson, do Atlético Paranaense, por enquanto com 18 gols.

BOTAFOGO AINDA
SONHA COM O G-4

Com esperança de ainda estar entre os 4 primeiros colocados no campeonato, o Botafogo se despede neste domingo do Campeonato Brasileiro, enfrentando no Maracanã, às 17 horas, o Criciúma. A ordem é a de se fazer uma exibição de gala para os torcedores, abrindo perspectiva de avanços para 2014. Fazer um balanço do desempenho em 2013, de certa forma positivo por ter ganho o campeonato estadual e estar entre os melhores do Rio e do próprio Brasil, será a meta dos dirigentes botafoguenses, procurando ver as falhas cometidas e as medidas que deverão ser adotadas para um desempenho melhor em 2014. Ficou evidente que a perda de jogadores durante a competição acabou prejudicando muito os alvinegros.

FLUMINENSE:QUEDA
TERÁ DE SER ABSORVIDA

Em 18º lugar no Brasileiro, prestes a ser rebaixado, o Fluminense tem partida de vida e morte neste domingo, às 17 horas, na Fonte Nova, contra o Bahia. Com 43 pontos na tabela, o Flu terá de vencer para chegar a 46 pontos e torcer ainda pelo empate ou derrota do Vasco, com 44 pontos, e um revés do Coritiba, que tem 45 pontos.

Apesar de ter um forte elenco, os tricolores irão analisar os motivos do péssimo desempenho da equipe no campeonato e principalmente criar mecanismos para que não haja tão grande dependência do artilheiro Fred, como o registrado neste ano. A volta de Conca é vista nas Laranjeiras como fundamental para a reabilitação tricolor em 2014 e a possível disputa da segunda divisão começa a ser encarada com naturalidade, pois a classificação não depende apenas dos tricolores.

VASCO: TENTATIVA
DA FUGA DO INFERNO

A esperança é a última que morre e o Vasco sabe disso. Os cruz-maltinos terão difícil compromisso, neste domingo, às 17 horas, no Campeonato Brasileiro, quando enfrentarão o vice-líder da competição Atlético Paranaense, na Arena Joinville. Com 44 pontos na tabela, os vascaínos chegarão a 47 com uma vitória e deverão torcer para um revés do Coritiba para que saiam da lista dos rebaixados. Uma missão difícil, mas não impossível.

A RODADA FINAL
DO CAMPEONATO

O campeonato Brasileiro chega ao seu final, com a disputa da 38ª rodada, com os seguintes jogos:

Sábado - 7 de dezembro

19 horas - Maracanã - Flamengo 1  x 1 Cruzeiro
19h30 - Arena Pernambuco - Náutico 1 x 0 Corinthians

Domingo - 8 de dezembro - 17 horas

Arena Joinville - Atlético Paranaense x Vasco

Arena Fonte Nova - Bahia x Fluminense

Independência - Atlético Mineiro x Vitória

Canindé - Portuguesa x Grêmio

Centenário - Internacional x Ponte Preta

Maracanã - Botafogo x Criciúma

Novelli Júnior - São Paulo x Coritiba

Serra Dourada - Goiás x Santos


Leia mais...
 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top