terça-feira, 17 de setembro de 2013

O valor da vitória: 3 pontos

EQUIPES AINDA
CULTIVAM O VÍCIO DE
JOGAR PARA NÃO PERDER




No passado, a pontuação no futebol, em campeonatos, dava ao vencedor dois pontos e ao derrotado zero. No caso do empate, cada um levava um ponto. Isso estimulou que muitas equipes e técnicos passassem a fazer do empate um grande negócio, pois pelo menos arrancava um pontinho que poderia ser precioso na corrida para o título. A fim de acabar com a retranca e estimular a vitória, as regras foram mudadas e o vitorioso passou a ganhar 3 pontos, conseguindo melhor distanciamento dos derrotados ou o dos que jogam pelo empate.

Por isso, em seis partidas, se uma equipe ganha todas, passa a somar 18 pontos. Se ganha a metade e perde as outras três, soma 9 pontos. Se ganha três e empata três vai a 12 pontos e por aí vai.

Quem empata as seis partidas soma apenas seis pontos, menos que a equipe que dessas seis ganha três e perde outras três. Empatar quatro e ganhar duas representa somar 10 pontos. A equipe que ganha três e empata três vai a 12 pontos.

Fica evidente que a vitória é um grande negócio sempre. No entanto, muitos técnicos armam seus times para pelo menos garantir o empate, pois tal fato normalmente passa a ser garantia de manutenção do emprego.

Mas, como foi visto: em seis partidas, quando a equipe empata três e perde três soma apenas três pontos que é o mesmo que ganhar uma e perder cinco. A diferença é que três empates e três derrotas acaba segurando o técnico e cinco derrotas e uma vitória acaba cortando a sua cabeça, embora o resultado permaneça o mesmo em termos de pontuação.

O problema é quer a equipe que se vicia a atuar pelo empate corre risco sempre de acabar perdendo, enquanto a que luta pela vitória corre o risco de acabar empatando. Em todas as situações a vitória é sempre o melhor caminho e técnicos, atletas, torcedores e dirigentes deveriam levar isso em conta.

Talvez, caminhemos para o dia em que o empate também deixe de pontuar como ocorre com as derrotas. A embolação de várias equipes na zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro é o retrato do futebol covarde dos que lutam pelo empate.

Há coisa a serem revistas. Por exemplo: um empate de 3 a 3 ou mais não pode ter o mesmo peso de um de zero a zero. (Mauricio Figueiredo)

PS: Envie suas opiniões para www.mauriciopfigueiredo@gmail.com


Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top