sexta-feira, 24 de junho de 2016

FLAMENGO E SEUS GOLEIROS - O torcedor decide

PAULO VICTOR X MURALHA

Uma situação delicada, mas como se diz no jargão esportivo, ótima para qualquer treinador. O interino que também pode virar titular técnico Zé Ricardo do Flamengo terá de optar entre os goleiros Paulo Victor, afastado da equipe por contusão e agora já apto a retornar e o contratado ao Figueirense Alex Muralha, com o objetivo de se ter no elenco um reserva de alto nível. A simpatia do torcedor em relação aos dois goleiros vai influir muito na escolha do titular.

A memória do torcedor costuma ser curta. E, atualmente, todas os aplausos são para Muralha, mas há também os que não esquecem da performance de Paulo Victor na equipe e atuando com uma defesa frágil.

Paulo Victor - 29 anos (faz 30 em 12 de janeiro) - 76 kilos - 1,87m (canhoto)
Muralha - 26 anos (faz 27 em 10 de novembro) - 89 kilos




História - PAULO VICTOR

Paulo Victor - Chegou ao Flamengo em 2004, com 17 anos, tendo nascido em Assis-SP e é filho do ex-jogador do Corinthians Vidotti. Até ano passado, tinha realizado 130 jogos pelo Flamengo, sofrendo 119 gols, com média de 0,91, sendo considerado a quinta melhor performance no clube entre os goleiros que disputaram mais de 50 jogos.

Nas divisões de base, Paulo Victor foi tricampeão pelo Mengo, estreando nos Juniors em 27 de setembro de 2006. Na equipe de cima foi puxado pelo técnico Ney Franco, substituindo Marcelo Lomba, figurando no grupo como quarto goleiro - Bruno, Diego, Lomba, PV -.

Vanderlei Luxemburgo foi o primeiro a prestigiá-lo, despachou Lomba para o Bahia, com a alegação de que precisava ganhar experiência, enquanto Diego também já tinha caído fora, e o promove a segundo goleiro na reserva de Felipe.

Então, em 2012, quando Felipe pegou Dengue, Joel Santana, no comando da equipe utiliza Paulo Victor em 13 partidas. Mas, com a saída de Papai Joel, Dorival Junior chega e coloca PV no banco, pois achava Felipe mais experiente.

A sorte de PV volta em 2013, para azar de Felipe que se machuca. Ele assume o gol Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, em 16 partidas, mas o titular se recupera e ele volta novamente para o banco.

Em 2014, Vanderlei retorna e devido a uma rixa com Felipe, coloca PV de titular. No Brasileiro, Paulo Victor ganha a torcida ao defender pênalti em partida contra o Vitória e contra o Coritiba, em setembro, na disputa de pênaltis contra o Coritiba, leva o Mengo as quartas de final, defendendo dois pênaltis.

PONTOS FORTES - Com seus 76 kilos e 1,87m Paulo Victor destaca-se na defesa de pênaltis.

DEFICIÊNCIAS - Falha às vezes na saída do gol. Seu tiro de meta com chutões nem sempre são eficientes. Foi prejudicado por algumas contusões, sendo a mais recente as dores lombares, quando cedeu o posto para Muralha.

ESTRATÉGIA - Com 29 anos, e longo tempo de clube, muitos acreditam que Paulo Victor não deverá aceitar com facilidade uma possível reserva para Alex Muralha. Antes de seu afastamento houve rumores do interesse do São Paulo e mesmo aventou-se a hipótese de uma ida para o exterior. Caso prefira ficar no Rubro-Negro, o recomendável é que aceite, em princípio, a reserva, procurando voltar ao posto no caso de o rendimento do atual titular cair. Se assumir novamente o posto corre o risco em caso de comparações com Muralha e na ocorrência de alguma falha acabar sendo crucificado.

_______________________________________________



HISTÓRIA - ALEX MURALHA

Muralha chegou ao Flamengo, depois de ter se destacado pelo Figueirense, no ano passado. O Flamengo adquiriu 60% dos direitos federativos, assinando contrato por 4 anos. Mineiro da terra do rei Pelé, Três Corações, de verdade só começou no futebol em 2010, na categoria de base do Paraná. Jogou sempre, no início em pequenas equipes como o Olé Brasil e o Votoranty da segunda divisão de São Paulo, e também no Mirassol em 2013. Ante disso, passou pelo Comercial de Ribeirão Preto, tendo a experiência internacional em uma pequena excursão, quando enfrentou três equipes da Áustria, uma da Romênia e uma da Rússia. Então esteve, em 2013, no futebol japonês, sendo com Gilmar Rinaldi o único goleiro brasileiro a atuar na J-League do Japão pelo Shonan Belmore. Apesar de se destacar preferiu retornar ao Brasil, onde acabou sendo aproveitado pelo Figueirense para a reserva de Tiago Volpi, em 2014, mas no início de 2015, o titular foi para o México. O clube inseguro com relação a Muralha preferiu contratar Felipe, ex-Flamengo, com Muralha amargando 10 meses de reserva. Quando teve a oportunidade de ocupar o gol do Figueirense, logo se destaca e o clube entusiasmado com sua performance no Brasileiro renova seu contrato até 2018, mas não consegue segurá-lo devido à proposta feita pelo Flamengo.

PONTOS FORTES - Pesa 89k e mede 1,86m, um centímetro a menos de Paulo Victor. Como seu concorrente ao gol do Flamengo, também tem fama de defender bem pênaltis.

DEFICIÊNCIAS - Por ter, na maioria das vezes, em sua curta carreira (começou em 2010) atuado em equipes pequenas, acostumou-se, em parte, com um esquema defensivo mais rígido. Como titular do Flamengo tem chances de mostrar seu trabalho de forma mais efetiva, com a vantagem sobre o concorrente Paulo Victor, de contar com uma zaga de melhor qualidade que o antigo titular e com uma equipe melhor ordenada taticamente. Além disso, Muralha em 2014 sofreu duas graves lesões.

ESTRATÉGIA - A posição de Muralha é das mais cômodas. Foi contratado a peso de ouro, fazendo com que muitos admitissem que deveria ser titular de imediato. Foi beneficiado pela contusão de Paulo Victor e assumiu o posto demonstrando grande segurança e personalidade. Se for mantido como titular terá a oportunidade de ter uma sequencia de jogos e assumir o posto em definitivo. Caso volte ao banco, jogará a responsabilidade para Paulo Victor, além de tornar as comparações inevitáveis, com o concorrente tendo de manter total regularidade no gol.


Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top