quarta-feira, 22 de junho de 2016

1954: o Brasil vítima da desorganização


Com a II Guerra Mundial, de 1942-1945, a Copa do Mundo de Futebol iniciada em 1930, no Uruguai, com a vitória do anfitrião; 1934, na Itália, com o título também sendo conquistado pelos donos da casa; e 1938, na França, com Itália conquistando seu bicampeonato, a competição Mundial foi interrompida, retornando em 1950 no Brasil. Como ocorreu em 2014, o sonho de ganhar uma Copa em casa não se concretizou com o Uruguai derrotando o Brasil por 2 a 1 na trágica final no Maracanã.

Frustrados os brasileiros voltaram, em 1954, em sua quinta Copa, na Suíça, a ter um mau desempenho, principalmente devido a desorganização. No Grupo 1, o Brasil derrotou o México por 5 a 0 e a Iugoslávia passou pela França por 1 a 0. Pelo regulamento, cada equipe faria apenas duas partidas, a da estreia e a segunda contra o vencedor do outro jogo. Como o Brasil venceu a França, o mesmo ocorrendo com a Iugoslávia, para a classificação bastaria que as duas equipes empatassem. Os brasileiros desconhecendo o regulamento partiram com tudo para cima dos iugoslavos, que estranharam o desempenho dos canarinhos (pela primeira vez foi usada a camisa amarela com calções brancos). O jogo acabou empatado por 1 a 1 e muitos atletas brasileiros chorando por achar que estavam eliminados.

A eliminação veio nas quartas de final, quando a seleção desgastada perdeu por 4 a 2 para a Hungria. Em 1954, na Suíça o título ficou com a Alemanha. A Copa teve a participação de 16 seleções, e foram marcados 140 gols em 26 partidas, com grandes goleadas sendo aplicadas. O Brasil, do técnico Zezé Moreira, aposentou a camisa branca utilizada desde a sua estreia oficial em 1919.

Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top