sexta-feira, 18 de março de 2016
Futebol com mudanças muito tímidas
Na área dos esportes, o futebol é a competição que menos modificações realiza, com o objetivo de tornar os jogos mais dinâmicos e interessantes para o público.
Agora mesmo a entidade decidiu aprovar a quarta substituição de jogador, durante uma partida, mas assim mesmo quando houver prorrogação, no sistema mata-mata. É muito pouco para tornar o esporte mais atraente.
Algumas medidas simples que poderiam ser adotadas:
1 - Jogador expulso ter direito a substituição por outro - Muitas vezes o espetáculo perde em brilhantismo, quando uma equipe tem um jogador expulso por uma falta violenta ou segundo cartão amarelo. Quem perde é o espetáculo, pois a tendência é do jogo ser transformado em uma mera disputa entre atacantes e defensores.
2 - Adoção de cronometragem eletrônica com a paralisação automática do relógio em diversas situações, como cera de uma equipe; demora na cobrança de laterais, escanteios, faltas, etc, com o objetivo de atrasar o andamento da partida. Regra geral, o árbitro acrescenta de dois a três minutos de maneira aleatória. O sistema é adotado no futebol de salão, permitindo que o público realmente conte com o direito a um mínimo de tempo de jogo.
3 - Adoção da parada técnica - o que já ocorre com o tempo de descanso aos 20 minutos do jogo. Seria uma forma de permitir ao técnico a orientação da equipe, sem esperar a ida ao vestiário para que isso ocorra. É comum no futebol de salão e basquete, por exemplo.
4 - Não limitação do número de substituições - o técnico teria capacidade de modificar sua equipe taticamente durante o desenrolar da partida. Pode substituir, eventualmente, um volante por um atacante ou vice-versa.
5 - Há casos de um goleiro ser expulso e o reserva quando entra se machucar - Pela regra atual não é possível mais nova substituição, quando as três já foram efetuadas. Com isso, uma equipe acaba sendo visivelmente prejudicada, tendo de improvisar um jogador como goleiro.
6 - As faltas de ataque violentas poderiam ser cobradas mais próxima da área do adversário. Seria uma forma de punir o anti jogo e também de aumentar as possibilidades de mais gols. A equipe que sofreu a falta também poderia optar pela cobrança de escanteio.
7 - Barreira que anda - Apesar da adoção do spray continua sendo comum a irregularidade de barreiras andando. Nesses casos o infrator deveria ser punido com a limitação de apenas quatro jogadores na barreira.
8 - Expulsão por breve período - No futebol um jogador que faz falta de jogo acaba sendo expulso pelo segundo cartão amarelo, tendo a mesma punição de um que agride o adversário. O árbitro poderia expulsar um atleta por tempo determinado (10 minutos, 15 minutos, 20 minutos).
9 - Atletas especialistas - Seria bastante interessante em uma partida, o técnico tirar um atleta do banco apenas para a cobrança de uma falta ou pênalti e depois retornar com o substituído. O mesmo ocorrendo em relação ao goleiro.
10 - Bola na trave - E se a bola na trave passar a valer meio gol?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário