sexta-feira, 29 de maio de 2015

Blatter vence mas pode não levar



REELEITO PARA A
PRESIDÊNCIA DA FIFA
SUÍÇO PODE MORRER NA PRAIA


Como era de se esperar, devido as recentes crises que abateram a entidade e o futebol mundial, a vitória de Joseph Blatter, no comando da Fifa desde 1998, acabou sendo obtida somente na segunda votação. Na primeira ele conseguiu 133 votos, quando eram necessários os dois terços de 139. A reeleição, no entanto, ficou mais fácil com a desistência de Ali bin Al-Hussein, o único dos candidatos que se manteve até ao último dia.

O congresso anual da FIFA foi marcado pelo escândalo de corrupção que envolveu atuais e antigos dirigentes da entidade. Sete responsáveis foram detidos na véspera do início do congresso e foram formalizadas acusações a 14 pessoas, na sequência de uma investigação do Departamento de Estado norte-americano. Entre os presos estão o ex-presidente da CBF e até então vice-presidente e ainda organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, José Maria Marins.

Um inquérito paralelo foi lançado pelas autoridades suíças para averiguar possíveis ingerências e lavagens de dinheiro no processo de atribuição das organizações dos próximos dois Campeonatos do Mundo – em 2018 na Rússia e em 2022 no Qatar.

A avaliação de alguns é de que o grau de envolvimento de Blatter com os atuais presos e outros que poderão ainda ser detidos poderá ocorrer no rumo das investigações e neste caso, o suíço reeleito nesta sexta-feira, 29 de maio, poderá não terminar o seu mandato.
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top