terça-feira, 28 de julho de 2015

Pan: nós podemos muito mais



Os donos da casa, Canadá, começaram na frente, mas acabaram superados por larga margem pelos Estados Unidos. O resultado era esperado, pois os norte-americanos contam com uma população de 318 milhões de habitantes, contra o cerca de 35 milhões do Canadá. Além disso, na América do Norte a prática esportiva é intensa nas diversas modalidades, tendo o sistema escolar como pólo formador constante de atletas em nível de competição, em especial as universidades, mas com atenção dada desde a infância. No Canadá, o esporte também recebe atenção especial.

Tratam-se de duas grandes potências econômicas, por isso, os primeiros lugares no Pan eram mais do que previsíveis.

O Brasil, com o seu terceiro lugar, no entanto, está muito longe de sua real capacidade. Com uma população de cerca de 200 milhões de habitantes, com grande potencial econômico, apesar da crise atual, o país peca por não colocar em prática uma efetiva política esportiva. Apenas um terço das escolas possuem uma quadra esportiva, mas mesmo assim muitas funcionando em situação precária.

Por isso, o desempenho brasileiro pode ser considerado modesto, tendo em vista a pouca diferença em medalha de ouro para Cuba, um país com população de cerca de 11 milhões de habitantes e espaço territorial de 110.861 quilômetros quadrados, contra os mais de 8 milhões de quilômetros quadrados do Brasil.

A própria Colômbia quinta colocada possui uma população de 48 milhões de habitantes em área de 1 milhão 138 mil quilômetros quadrados.

Caso tivesse uma política esportiva mais agressiva, certamente, o Brasil, mesmo em terceiro lugar, não manteria uma distância tão grande, em termos de ouro, do segundo colocado Canadá. Os anfitriões ganharam 78 medalhas de ouro e o Brasil 41.

Quadro de Medalhas

Eis o quadro de medalhas do Pan-Americano no Canadá, dos cinco primeiros colocados:

Cuba encosta nos brasileiros

Os donos da casa, Canadá, começaram na frente, mas acabaram superados por larga margem pelos Estados Unidos. Já o Brasil depois de estar atrás de cubanos e colombianos, ultrapassou-os e figura em terceiro lugar. Só que Cuba vem tentando superar o Brasil, sendo a diferença atual de 4 medalhas de ouro, a que define as colocações. Quando Cuba figurava em quarto lugar a diferença chegou a ser de 7 medalhas de ouro.



Medalhas

1 - Estados Unidos - 103 ouro; 81 prata; 81 bronze. Total: 265 medalhas

2 - Canadá - 78 ouro: 69 prata; 70 - bronze. Total: 217

3 - Brasil - 41 ouro; 40 prata; 60 bronze. Total: 141

4 - Cuba - 36 ouro; 27 prata; 34 bronze. Total: 97

4 - Colômbia - 27 ouro; 14 prata; 31 bronze. Total: 72
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top