domingo, 26 de julho de 2015
Browse » Home »
Pan-Americano
» Canadá: um país que vale ouro
Canadá: um país que vale ouro
Como parte do Reino Unido, tendo a rainha Elizabeth como chefe de Estado, o Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com elevadissimo índice de qualidade de vida (IDH). Por isso, não é surpresa que figure em segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos, do qual é anfitrião, em Toronto, sua cidade com maior número de habitantes, cerca de 5 milhões. Com uma população de cerca de 35 milhões de habitantes, embora sendo um dos maiores países do mundo em extensão territorial, é maior que o Brasil, por exemplo, o Canadá - como ocorre com os chamados países desenvolvidos - fez da Educação sua mola propulsora do desenvolvimento social e científico.
As províncias e territórios canadenses são responsáveis por seus respectivos sistemas educacionais, mas cada sistema é similar, embora reflita a cultura, história e geografia regionais.
No Canadá a Educação é obrigatória para as crianças na faixa dos 5 aos 7 anos e prossegue até a faixa dos 16 aos 18 anos, sendo a taxa de alfabetização de 99 por cento da população uma das mais altas do mundo.
O ensino superior também é administrado pelos governos provinciais e territoriais, que fornecem a maior parte do financiamento, o governo federal administra bolsas de pesquisa adicionais, empréstimos estudantis e bolsas.
Conforme a Wikipedia, em 2002, 43% dos canadenses com idade entre 25-64 possuía educação superior, e para aqueles com idade entre 25 a 34, a taxa de formação superior era de 51%.
Além disso, o Canadá é uma nação industrial com um setor de ciência e tecnologia altamente desenvolvido. Cerca de 1,88% do PIB do Canadá é investido em pesquisa e desenvolvimento (P&D).179 O país tem dezoito laureados com prêmios Nobel de física, química e medicina180 e é o 12º país do mundo em termos de acesso à internet, com 28 milhões de usuários, 84,3% da população total.
Foto: Universidade de Ottawa, uma das mais antigas do Canadá
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário