terça-feira, 10 de maio de 2016

Ninguém é intocável, nem Muricy

Se fosse um técnico de menor expressão no cenário nacional e Muricy Ramalho já teria sido demitido pelo Flamengo. Mas, por se tratar de um de nossos "medalhões", o técnico, apesar do péssimo rendimento do rubro-negro neste início de temporada vem sendo mantido e "prestigiado" no cargo, com aquela velha conversa de que o que está em jogo é um projeto de longo prazo.



Convenhamos, Muricy tem decepcionado. O técnico que foi fazer um período sabático no Barcelona até o momento nada apresentou de novo em termos táticos na Gávea. A insistência com um inconsistente e frágil 4-3-3 adotado diante de uma defesa vulnerável com o velho Juan, no qual as pernas já não obedecem a cabeça, em seus quase 40 anos, e com o atabalhoado e simpático Wallace, com sua braçadeira de capitão, dando sustos seguidos aos torcedores, mostram o Flamengo sobre um comando de um técnico muito lento, como sua zaga, para a tomada de decisões.

Manter o nervoso, fora de forma e ineficiente ídolo peruano no comando do ataque do Flamengo, pode ser até explicável pelo elevado investimento realizado. Mas, Muricy, justamente, por sua fama e poder poderia cobrar muito mais do atacante e também de diversos outros medalhões do time. Com isso, jogadores do Ninho do Urubu poucas oportunidades possuem de mostrar condições ou não de vestirem a camisa titular do Flamengo.

O Ninho, por si só, tem sido um grande desperdício de jovens atletas e muitos deles acabam brilhando fora da Gávea, com mais chances de serem testados, como é o caso da dupla Bruno-Camacho do Audax que agora se transfere para o Corinthians.
O jovem e promissor Jorge, lateral-esquerdo, do Flamengo, só ganhou vaga no time depois de os técnicos, inclusive Vanderley Luxemburgo, que trouxe do Sul o folclórico Pipico, testar várias opções inclusive um grotesco lateral importado do Equador e que nada fez de positivo.

De Muricy se espera muito mais. Que o calendário é ruim, que não há tempo para treinar, etc, todos os técnicos de grandes clubes brasileiros sabem bem. Há equipes que ao contrário do Flamengo ainda estão envolvidas com a Libertadores e jogam tanto ou mais que o rubro-negro.

O campeonato carioca seria uma boa oportunidade para se procurar testar novos jogadores, criando condições de se verificar a existência ou não de um banco consistente para o difícil campeonato Brasileiro, no qual serão necessários vários atletas em condição de jogo. A começar pelo goleiro reserva, Muralha, contratado a peso de ouro, vários outros não foram devidamente testados e outros que tiveram oportunidade, como o zagueiro César, que deverá ser devolvido, se já não o foi, para o Benfica, mostraram falta de condições técnicas, inclusive para serem reservas do Flamengo.

Muricy, por enquanto, parece apenas estar olhando a banda passar, ou melhor, alguma ratazana preguiçosa atravessando o campo da Gávea, aproveitar a oportunidade e cair fora como fez no Fluminense.

MAURICIO FIGUEIREDO
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top