*Por Mario Brizon
Justo e merecido título de maior goleador das Copas.
Goleiro
Perguntei em post anterior quem seria o melhor goleiro da Copa. Para mim são três grandes destaques: Neuer (Alemanha), que confirmou favoritismo; Navas (Costa Rica), a grande surpresa; e Howard (EUA), impressionante! Foram muito bem também os goleiros do México, Argélia e Nigéria.
Artilheiro
Acredito que Thomas Muller tem condições de ficar com a chuteira de ouro. É a mística da camisa 13 da Alemanha com sobrenome Muller. Impressionante!!!
Craque
James Rodrigues, Thomas Muller, Arden Robben ou Lionel Messi. Quem for o campeão terá maior peso.
Torcida
A colombiana e a argentina se destacaram. E como sempre, houve muita animação e fantasias diversas em todas as torcidas. A brasileira lotou estádios, cantou o hino com força e foi muito animada, mas não era uma torcida muito autêntica e acostumada a estádios. A velha torcida dos estádios estava onde sempre esteve nas Copas: na frente da TV, seja em casa ou nas ruas. De ruim, os xingamentos às autoridades e aos hinos dos adversários. Falta de educação!
Arbitragem
Ruim, como de um todo. No Brasil e em todos os lugares, vai de mal à pior. É preciso mudar esse cenário. Investir em tecnologia, colocar mais árbitros em campo..., sei lá. Mas que precisa melhor, isso precisa.
Regras
Os "velhinhos" da International Board parecem seduzidos pela boa Copa jogada no Brasil, com muitos gols. E o negócio é estimular a bola na rede. Talvez seja a hora de permitir 4 substituições por jogo em cada time. E que tal dar um limite para as faltas? Se um time cometer mais de 6, por exemplo, em cada tempo, lances livres diretos da meia lua sem barreira. Tal como no basquete.
Zoação
Espanhóis e portugueses despeitados sacanearam o Brasil pela derrota. Os argentinos vibraram, mas isso é até aceitável. Faríamos o mesmo se fosse com eles. No mais, muita perplexidade. Mas os alemães chegaram a pedir desculpas e tiveram respeito pelo nosso futebol. Autênticos campeões! Na bola, na simpatia, na alegria e no fair play!
Copa das Copas
Brasileiros deram show de organização, segurança, alegria, hospitalidade, cordialidade e simpatia. Nota 10!
Ressaca
Vai recomeçar o Brasileirão. E aí, tá gostando?
* Mario Brizon é jornalista, profissional de marketing e professor.
0 comentários:
Postar um comentário