sexta-feira, 27 de maio de 2016

Jorge Curi: muita emoção em cada jogada

Jorge Curi está entre os melhores locutores do rádio esportivo do Rio de Janeiro, tanto isoladamente como com a dobradinha histórica feita com Waldir Amaral.



Nascido em Caxambu, teve oito irmãos, sendo o mais famoso o cantor e humorista Ivon Curi, além de outro radialista Alberto Curi que se fixou mais no noticiário geral.

Ícone na Rádio Nacional, na qual chegou em 1943, ficando até 1982, quando se transferiu para a Rádio Globo. Criador de vários bordões famosos como o "passa de passagem" e dono de uma potente voz, fazendo vibrar os ouvintes e torcedores, especialmente os do seu Flamengo, com o famoso "aço, aço, aço, golaço!!!!"

Curi era versátil, tendo emplacado na Nacional também um programa de calouros, transmitido antes do jogo de futebol do domingo, da qual era o principal narrador.

Na Nacional permitiu o surgimento de muitos talentos jovens, sendo o principal o grupo Golden Boys e Trio Ternura. Em um domingo, os irmãos se apresentaram cantando junto, em uma espécie de coral. Curi não gostou, pois achou que as vozes não se casavam bem. Separou os rapazes mais velhos e criou os Golden Boys e com as meninas e mais um rapaz fez o Trio Ternura, com a bela voz de Evinha. Criativo também fazia com os ouvintes a competição pela qual as pessoas indicavam o número de vezes que o pato iria cantar no programa (eliminando candidato), dando prêmios para os que acertassem.

Curi, que morreu em um desastre de automóvel, narrou nove Copas do Mundo. Alguns críticos faziam menção à sua atuação também na área comercial, hoje mais comum, a ponto de transformar qualquer pelada no Maracanã em uma vibrante partida de fim de campeonato para os ouvintes. Com a popularização da televisão nas transmissões, segundo esses analistas, Curi tornou-se mais sóbrio, mas sem abrir mão de colocar emoção em cada jogada. Afinal uma bola chutada por um jogador do Mengão passava raspando pela trave. Se era dois metros de diferença é apenas uma questão de métrica. Com Curi qualquer jogo se tornava simplesmente um jogaço "aço, aço, aço!!!!"

Demitido em 1984 pela Globo, em sua última transmissão desabafou em pleno microfone, alegando para os fãs ter sido vítima de "tocaia" de dois diretores. Foi substituído por José Carlos Araújo em dupla com Washington Rodrigues. Mas, logo foi contratado pela Tupi, ficando pouco tempo pois morreria em 25 de dezembro de 1985, no acidente de carro.

Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top