sábado, 12 de julho de 2014

Brasil: futebol atrasado, dentro e fora do campo





 POR MARIO BRIZON

Futebol brasileiro está atrasado, dentro e fora do campo. Falta tática, técnica, moral, formação de base, administração. Eh preciso intolerância e mudança radical com o que está aí. Para quem ama futebol é o fim da linha uma seleção tomar 10 gols em dois jogos - seja lá de quem for - numa Copa do Mundo jogada em casa. Quem está no comando tem que sair agora. Após esse jogo que acabou de acabar!

Técnico
Um novo técnico para a seleção urge. Tudo indica que será Tite, mais um gaúcho. Só que, pelo menos, Tite é mais estratégico e não surfa no mar de indelicadezas que outros de seus conterrâneos surfaram quando recentemente no cargo. No Brasil não há mesmo grandes nomes. Eu gostaria mesmo era de ver um estrangeiro no comando da seleção. Até mesmo um argentino, como Simeone, Sampaoli ou Peckerman. Ousado seria ter Pep Guardiola nessa função. Por que não? Nossos treinadores estão completamente obsoletos tática, técnica e moralmente. E não têm experiência internacional. E estão velhacos. E, por favor, educação e gentileza não fazem mal à ninguém. Chega de arrogância, prepotência, soberba e grosseria. Joachin Low e Alejandro Sabella são exemplos de postura.


Olimpíadas
O trabalho para os Jogos Olímpicos de 2016 têm que começar já, seja quem for o técnico. Particularmente acho que Gallo não dá. Tem que começar a renovar o time já com garotos novos do nosso celeiro. Ganhar a inédita Medalha de Ouro daqui dois anos pode fazer com que o time olímpico seja a base para a seleção na Copa da Rússia.

Dirigentes
Vem aí mais do mesmo. Sairá da presidência da CBF o atual para entrar um de seus 'filhotes'. E que papelão do assessor de imprensa, suspenso por agredir um jogador chileno.

O Responsável
O técnico da seleção se disse o responsável pela derrota. E é mesmo. Com toda certeza! Montou um time para perder com uma escalação suicida contra a Alemanha. Não teve a humildade (será que ele conhece esta palavra) de agir como time mais fraco que é e jogar com três cabeças de área, na retranca, para tentar se defender e, quem sabe, fazer gol com algum contra ataque ou bola parada. Mas não, sua postura arrogante e falta de quem lhe faça oposição ou contraponto à altura o fizeram partir para cima da Alemanha. Deu no que deu. Deixou muito também a desejar no quesito treinamento, tática e jogadas ensaiadas. Nada disso foi visto na seleção.

Zagueiro reserva
O que faz Henrique na seleção? Ele não deveria ter entrado no lugar do Tiago Silva? Não foi para isso que ele foi convocado? Por que não levou Miranda no auge da forma? Aí, ao substituir Tiago Silva, o técnico coloca o quarto zagueiro Dante e passa David Luiz para a zaga central. O primeiro gol da Alemanha mostra a falha de David. Ele naturalmente vai para a posição de defesa de quarto zagueiro. Foi instintivo, só que não havia zagueiro central para marcar Muller. O zagueiro central reserva estava esquentando o banco! Pasmaceira!!!

Caneleiro
E o que faz Jô na seleção? Cópia piorada de Serginho Chulapa! Joga nada inocente!

Psicológico
Frangalhos. Aquilo que aconteceu no jogo contra o Chile mostrou a cara do time: abatido, pressionado e despedaçado emocionalmente. E a psicóloga da seleção trata os atletas por telefone e whatsapp! Por que Alemanha e Holanda fizeram tão boa Copa? Será que não tem a ver com a alegria, descontração e a leveza que demonstraram também fora de campo?

Tragédia anunciada
O Chile não eliminou o Brasil por milímetros com a bola chutada por Pinilla no travessão no final do segundo tempo da prorrogação. O recado estava dado.


Futebol arte
Bons tempos aqueles em que "perder como Brasil" nos orgulhava. O ano de 1982 marcou um time inesquecível, que jogou o verdadeiro futebol arte e não ganhou Copa, assim como outros times que maravilharam o mundo: a Hungria de 1954 e a Holanda de 1974.

Argentina

Chega à final com justeza. Futebol pragmático, compactado, com dois craques: Messi e Di Maria. Um ótimo técnico: Sabella. Uma torcida empolgada que está invadindo o Rio de Janeiro. Futebol para eles é religião. Acredito que a Alemanha tem um melhor time e mais conjunto, mas numa final com a Argentina de Messi não há favoritos.

Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top