quarta-feira, 23 de abril de 2014

Chelsea à la Zezé Moreira

No século passado, o Fluminense ganhou o carinhoso apelido de "timinho" dos próprios torcedores, conseguindo muitas vitórias e títulos graças ao sistema de jogo implantado por seu treinador, o experiente Zezé Moreira, técnico da seleção brasileira bicampeã mundial. Conhecedor da limitação da equipe, em comparação com os principais adversários, Seu Zezé impunha ao tricolor um eficiente sistema defensivo e com isso, conseguia "golear" os adversários pelo marcador de 1 a 0, normalmente, com gol do tanque Valdo, seu centroavante ou do ponta-direita Telê Santana, chamado de "fiapo da esperança" devido a sua magreza. Telê depois seria um dos maiores técnicos do futebol brasileiro.

Pela primeira partida da Liga dos Campeões, entre o Atlético de Madrid e o Chelsea, o técnico José Mourinho, deu uma de Zezé Moreira e, na casa do adversário, armou uma grande retranca que imobilizou a equipe espanhola do também estrategista Simenone. O Chelsea não teve vergonha de se manter o tempo todo na defesa deixando o tempo passar, com o nítido objetivo de fazer o tempo passar, adiando a decisão da vaga para a partida em casa. A retranca aumentou ainda mais, quando o goleiro titular acabou se contundido tendo de ser substituído.

Ao Atlético de Madrid, incentivado por sua torcida, sem conseguir passar pela forte retranca restou o desespero da tática do chuveirinho, procurando pelas jogadas aéreas o caminho do gol, principalmente com o tanque Diego Costa, mas isso não surtiu efeito. Colocando o veloz Ramirez pela direita e William pela esquerda o Chelsea, na base do contra ataque tentava também surpreender o adversário e quase que chega ao seu gol o que complicaria em muito a vida do Atlético na partida de volta.

Mourinho viu que a partida teria no mínimo 180 minutos e com sua tática deixou a decisão para casa, com a força de sua torcida e, certamente, com um futebol diferente. Com isso, se deu ao luxo de deixar Oscar - titular da seleção brasileira de Felipão no banco - e voltou a colocar o cabeludo David Luiz - zagueiro da canarinha - no meio-campo espanando as jogadas.  A tática de Zezé Moreira acabou dando certo. E o timinho inglês arrancou um ótimo resultado.

j
Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top