domingo, 7 de abril de 2013

Vitória contra a Bolívia é importante

GANHAR DE PEQUENO
FAZ PARTE DO JOGO

Muitos cronistas esportivos da atualidade olham o futebol atual com os olhos de um passado distante que infelizmente não voltará mais. Por isso, tendem a minimizar resultados como a goleada da seleção brasileira por 4 a 0 contra a Bolívia como algo insignificante e alegando que o teste não vale de nada.

Não é bem assim. O futebol moderno mostra que, em competições, muitas vezes melhores equipes são surpreendidas por equipes mais fracas e acabam correndo até o risco de eliminação quando se deparam com um adversário hipoteticamente inferior. Às vezes em disputa com adversários mais fortes os resultados acabam sendo melhores.

O amistoso contra a Bolívia, por exemplo, serviu para mostrar que estamos muito fracos em termos de lateral-esquerdo e que jogadores como André Santos deixam a desejar. Se o cara não consegue brilhar contra a Bolívia o que dizer quando enfrentar equipes de maior poderio. Por isso, que o teste é importante.

Se for para falar de passado, é bom lembrar que muitas vezes foram programados amistosos contra equipes mais fracas com o objetivo de levantar o astral dos jogadores e dos próprios torcedores. Ir mais confiante para uma disputa ajuda muito. Mas é claro que isso não pode gerar autosuficiência e acreditar que somos a oitava maravilha do mundo.

Um novo teste ocorrerá no dia 24, no Mineirão, contra o Chile. Mais uma vez a seleção será formada por jogadores da "terrinha'.  É importante para que se faça também comparações com "medalhões" e "medalinhas desconhecidas" do exterior que vestem a camisa amarela sem mostrarem futebol para isso.

Quem pensa em ser campeão de alguma coisa tem de ter futebol tanto para enfrentar os poderosos, como os mais fracos. Muitas vezes, a derrota ocorre no confronto com os mais fracos. Ou por excesso de otimismo ou, como muitas vezes ocorre com o futebol brasileiro, a enorme dificuldade de vencer retrancas.

A Bolívia foi um adversário que não incomodou. Foi algo como se tivesse pego o Flamengo ou o Vasco para um teste.





Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top