terça-feira, 21 de junho de 2016

1938: o ano que o Brasil começou a jogar bola



Em 1938, antes da II Guerra Mundial, o futebol brasileiro, até então no linguajar de Nelson Rodrigues, um mero cachorro vira latas no cenário internacional, conquistara o terceiro lugar na Copa do Mundo, sob o comando de Ademar Pimenta, e o tempo em que o Rio de Janeiro mandava em campo, com 18 dos 22 convocados, entre os quais 1 do América, 2 do São Cristóvão, 5 do Fluminense, 3 do Flamengo, 2 do Vasco e 5 do Botafogo.

Ademar Pimenta completava a seleção com jogadores de São Paulo, sendo 1 da Portuguesa Santista, 1 do Palestra-SP e 2 do Corinthians.

O terceiro lugar em 38, na França, deu a impressão de que o tacanho futebol brasileiro poderia, no futuro, mais organizado conseguir voos mais altos. Havia muito improviso e pouco profissionalismo, é citado que Romeu, que tinha tendência a engordar, chegou à França com 70 kilos e terminou a Copa com 79 kilos. Nas curiosidades está o fato de Leônidas da Silva, contra a Polônia, na vitória brasileira por 6 a 5, ter arrebentado a chuteira e feito um gol de pés descalço. Na disputa do terceiro lugar o Brasil derrotou a Suécia por 4 a 2, com gols de Romeu, dois de Leônidas e 1 de Perácio.



Em 38, o Brasil já mostrava ao mundo jogadores talentosos, a começar pelo goleiro Batatais do Fluminense; Domingos da Guia (foto), revelado pelo Bangu e ídolo do Flamengo, considerado o maior zagueiro que o Brasil já teve em todos os tempos, pai do Ademir da Guia, da Academia do Palmeiras; Leônidas do Flamengo; Luisinho do Palestra-SP; Brandão, do Corinthians; Patesko e Perácio do Botafogo; Romeu e Tim, do Fluminense, entre outros. A Itália ganhou o bicampeonato ao derrotar na final a Hungria por 4 a 2.

COPA DE 1930

Na primeira Copa do Mundo disputada no Uruguai, em 1930, e ganha pelos anfitriões, participaram 13 países, sem necessidade de eliminatórias. O Brasil compareceu com uma equipe quase em sua totalidade formada por cariocas, devido a uma briga entre cartolas do Rio e os de São Paulo, sendo Araken o único paulista convocado. Na Copa, usando uniforme todo branco, ficamos no grupo 2, e fomos derrotados na estreia por 2 a 1 pela Iugoslávia, diante de um público de 5 mil pessoas. No segundo jogo, o Brasil derrotou a Bolívia por 4 a 0, com o público de 1.200 espectadores no Centenário, mas os iugoslavos bateram os bolivianos também por 4 a 0 e foram classificados para a fase seguinte.


COPA DE 1934

Em 1934, a Copa contou com 32 inscritos e foram realizados jogos eliminatórios, restando 16 para participação do evento na Itália, com o detalhe do Uruguai, primeiro campeão do mundo ter fracassado nos jogos das eliminatórias. A Itália, anfitriã, ficou com o título do Mundial. Nesta Copa, utilizou-se o formato de um primeiro jogo eliminatória, e, o Brasil foi eliminado de imediato perdendo para a Espanha por 3 a 1, em 27 de maio, em Genova.

Share this article

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 ARD-Bola • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger
back to top